SEMASC participa da 4ª corrida e caminhada inclusiva em celebração ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

23 de setembro de 2024

No dia 21 de setembro, quando se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) marcou presença na 4ª corrida e caminhada inclusiva da Casa da Hospitalidade. O evento, realizado para conscientizar sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência, contou com diversas parcerias, evidenciando o compromisso da cidade com a causa.

Durante a ação, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculado à SEMASC, promoveu uma ação de panfletagem, informando os presentes sobre os serviços e atendimentos oferecidos. O objetivo foi aproximar a comunidade dos serviços sociais disponíveis, como atendimentos socioassistenciais, orientação para inserção em programas de transferência de renda, apoio psicossocial e ações voltadas para a promoção da cidadania e da inclusão social.

A participação da SEMASC e do CRAS reforça o papel da assistência social na garantia de direitos e na promoção de uma sociedade mais inclusiva. A corrida reuniu pessoas com e sem deficiência, promovendo o esporte, a integração e sensibilizando a população sobre a importância da acessibilidade e do respeito às diferenças.

A coordenadora de Políticas Afirmativas da Pessoa com Deficiência, Yndiraima Cunha, ressaltou a importância da data: “O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência não é apenas uma celebração, mas um marco de reflexão e ação. Precisamos unir esforços para garantir que os direitos dessas pessoas sejam efetivamente respeitados e implementados. É essencial que o debate seja constante e que a sociedade compreenda que a inclusão é um direito, não uma concessão”.

Com o sucesso do evento e das ações realizadas, a SEMASC reafirmou seu compromisso com a inclusão, fortalecendo o vínculo com a comunidade e disseminando informações essenciais para o acesso aos serviços de assistência social.

Maria Vithoria Furtado
Assessora de Comunicação – SEMASC/PMS