Avanço: Santana adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

24 de julho de 2024

Na terça-feira, 23, o município de Santana deu mais um importante passo para impulsionar as políticas públicas de promoção à igualdade racial, com a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).

A assinatura do documento foi feita de forma digital no dia 26 de junho. Nesta terça, foi assinado simbolicamente por Yuri Silva, Secretário Nacional de Gestão do SINAPIR, em Mazagão Velho, onde ocorreu o Fórum de Gestores de Igualdade Racial, promovido pelo Governo do Amapá.

O SINAPIR está previsto no Estatuto da Igualdade Racial, por meio da Lei N° 8.136/2013, e constitui uma forma de organização e articulação para a implementação de diversas políticas públicas, com o intuito de superar as desigualdades raciais que assolam o país.

Para Kaio Carvalho, Coordenador de Igualdade Racial do município, a adesão ao sistema expressa o compromisso de promover a equidade da população negra em todas as esferas sociais.

“Ao adotarmos o SINAPIR, estamos comprometidos com a implementação de políticas públicas que não apenas reconheçam, mas também combatam as desigualdades históricas enfrentadas por nossos afrodescendentes e de outras etnias minoritárias. Estamos assumindo a responsabilidade de promover a equidade em todas as esferas da vida municipal, desde o acesso à educação e saúde até oportunidades econômicas e participação política. É crucial entender que a adesão não se trata apenas de cumprir requisitos legais, mas de cultivar um ambiente onde todos os santanenses possam sentir-se valorizados e representados”, afirmou.

Luana Silveira
Prefeitura de Santana