Santana realiza ‘Dia D’ de vacinação contra a Poliomielite

10 de junho de 2024

No sábado, 8 de junho, Santana realizou o Dia “D” contra a Poliomielite. A ação teve como objetivo reduzir o número de crianças não vacinadas e fortalecer as medidas para a erradicação da paralisia infantil.

A campanha começou no dia 27 de maio e se estenderá até o dia 14 de junho. A meta estabelecida para este ano é imunizar, no mínimo, 95% do público-alvo. Porém, até o momento, o município apresenta um baixo número de crianças imunizadas, com apenas 522 de um público de 7.747, resultando em uma cobertura vacinal de 6,74%.

O Secretário Municipal de Saúde, Plínio da Luz, ressalta a importância da imunização. “Graças à vacinação, a poliomielite não faz mais parte do nosso cenário epidemiológico, com o último caso confirmado em 1989. No entanto, a doença ainda existe em outros países; por isso, é fundamental que os pais levem seus filhos para tomar a vacina e garantir a saúde das crianças”, afirmou.

A vacina contra a doença é segura e eficaz. Ela faz parte do calendário nacional e está disponível gratuitamente em todas as UBSs do município. A cobertura ainda está abaixo do ideal; por isso, é importante ressaltar que a campanha está em andamento e vai até o dia 14 de junho. Ainda há tempo para os pais levarem seus filhos aos postos de saúde.

“Juntos, podemos aumentar a cobertura vacinal e garantir a saúde e o bem-estar de nossas crianças. Vacinar é um ato de amor e responsabilidade. A vacina salva vidas!”, concluiu.

Ivina Oliveira
Assessoria de comunicação