Prefeitura de Santana promove oficina de capacitação em celebração ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano

3 de junho de 2024

No dia 29 de maio, a Prefeitura Municipal de Santana realizou uma oficina de capacitação em comemoração ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19 de maio. O evento teve como objetivo sensibilizar e capacitar os profissionais de saúde da Atenção Primária sobre a importância da data.

A programação, direcionada aos enfermeiros atuantes no município, teve como foco a melhoria na captação de doadoras de leite humano, além de incentivar e promover o aleitamento materno. Com o tema “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”, a oficina proporcionou um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências relacionados ao tema.

Lucilea Franco, Responsável Técnica da Saúde da Criança em Santana, ressaltou a importância da conscientização sobre a doação de leite materno. “A ação de doar leite é um gesto de amor e solidariedade, que pode salvar vidas de bebês prematuros e de baixo peso”. Ela enfatizou a importância de incentivar e apoiar as mães, pois o leite materno é o alimento mais completo e adequado para o desenvolvimento saudável dos bebês.

Durante o evento, foram realizadas três palestras, abordando diferentes aspectos do tema. A primeira, ministrada pela assistente social Valéria, destacou a promoção do aleitamento materno durante a gestação. Em seguida, Diana Santos, enfermeira e Responsável Técnica da Saúde da Mulher em Santana, falou da importância da doação de leite materno.

Para complementar o conteúdo teórico, a equipe do posto de coleta de leite humano do Hospital Estadual de Santana (enfermeiras e técnicas de enfermagem: Aida Gama, Edna Sozinho, Nelma Castelo e Jucideia Gomes) realizou uma prática sobre a extração manual e armazenamento do leite humano.

A oficina ocorreu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, das 08h às 12h, e proporcionou uma oportunidade valiosa para conscientizar os profissionais de saúde sobre a relevância do assunto. Com isso, espera-se contribuir para a saúde e o bem-estar das crianças do município.

Ivina Oliveira
Assessoria de comunicação