Startup ‘Mazodan’, presente na Inovatech, concorre a prêmio nacional Expo Favela Innovation

17 de dezembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Vinicius Rodrigues.

De 14 a 17 de dezembro, o município de Santana sedia a 1ª edição da feira de inovação e tecnologia, intitulada “Inovatech”, com o objetivo de impulsionar a região a se tornar referência em inovação, tecnologia e empreendedorismo no Amapá, utilizando a educação como principal ferramenta para alcançar essa finalidade.

Ao todo, 12 startups apresentaram seus projetos na Inovatech, destacando-se por propostas inovadoras, sustentáveis e produtos nativos da região amazônica. São elas:

1. BactoLac
2. BioFert
3. Tuxtu
4. Amazon Bai
5. Tributei
6. Fogo & Brasa
7. AmazWood
8. Mazodan
9. Engenho
10. Yara Couro
11. Amapatec
12. Amazon BioFert

A “Mazodan”, idealizada pelo engenheiro de produção e indígena Michael Carvalho, de 39 anos, desenvolveu uma argamassa utilizando rejeitos de mineração e sedimentos minerais encontrados na região, diminuindo custos na construção civil e impactos ambientais.

Dentre 220 empreendedores de periferias do país, a Mazodan se destacou entre os 10 projetos mais inovadores do Brasil. Continuando no desafio, agora concorre à final pelo prêmio de R$ 80 mil. O vencedor será anunciado em 23 de dezembro. Você pode ajudar a decidir o resultado acessando o link a seguir e escolhendo a startup santanense como a melhor do Expo Favela Brasil:

Vote aqui!

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Vinicius Rodrigues.

O último dia da Inovatech promete manter o alto astral, pois também celebra o 36º aniversário do município. No palco principal, se apresentarão os artistas Wanderley Andrade e DJ Élison do Super Pop, além de diversos talentos locais. O palco Juventude terá grupos de dança e capoeira, enquanto o palco Gastronômico oferecerá shows musicais, dança e teatro.

O evento conta ainda com uma feira de artesanato, praça de alimentação, oficina de drinks e coquetéis ofertados pelo Senac, no auditório do Inovatech, além da participação especial das startups e um circuito de aventura com escalada e tirolesa.

Luana Silveira
Prefeitura de Santana