No Dia da Consciência Negra, prefeito Bala Rocha dá o pontapé inicial ao ‘Viva Santana’

22 de novembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Um momento especial marcou a segunda-feira, 20, feriado em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, especialmente no município de Santana, onde vários setores culturais, grupos empresariais e autoridades políticas se reuniram para presenciar o início de um dos projetos mais aguardados: o ‘Viva Santana’.

Organizado pela Prefeitura de Santana em parceria com diversos colaboradores, trata-se de uma programação extensa que incluirá apresentações culturais, gastronomia regional e atividades esportivas, todas dentro de uma série de eventos planejados para 11 dias de festividades.

Na noite desta segunda-feira, numerosos grupos envolvidos em atividades socioesportivas e culturais em Santana, como capoeira, marabaixo e outros, marcaram presença no evento, que contou com discursos de representantes do setor empresarial e mesmo da política estadual.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Para Silvio Guedes, santanense membro do Conselho Estadual de Cultura, o projeto teve sua origem de forma independente cerca de dez anos, mas só ganhou força na atual administração municipal.

“A ideia do ‘Viva Santana’ surgiu de um grupo de artistas locais em 2013, mas foi pouco notada pelo poder público. Somente no ano passado é que o prefeito Bala Rocha nos procurou para dialogar e demonstrou interesse em valorizar e promover nossa cultura”, reconheceu Guedes durante o evento.

Parceiros do projeto

Entre os parceiros que colaborarão com a Prefeitura de Santana está o Sebrae-AP, cujo presidente, Josiel Alcolumbre, afirmou que oferecerá apoio técnico e logístico para os eventos da cidade.

“Santana é um polo de produtividade para a economia do Amapá e estamos sempre prontos para apoiar todos os projetos que o empresariado e a cultura promovem em prol do bem-estar de todos”, declarou Alcolumbre.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura de Santana (Sancult), Djarde Queiroz, considera o projeto que se iniciará esta semana como algo marcante.

“São 14 eventos importantes para a cultura e a história da cidade, que também impulsionarão nossa economia”, afirmou.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Em seu discurso, Bala Rocha demonstrou sua satisfação e entusiasmo pela realização de cada evento, que se estenderá pelas próximas semanas e continuará no início do ano de 2024.

“Será uma sequência de programações que não apenas busca valorizar a cultura e a gastronomia de nosso povo, mas também fomentará nossa cidade e vários tipos de serviços e empregos durante as programações”, explicou o prefeito Bala Rocha.

Emanoel Jordânio

Última modificação: 22 de novembro de 2023