O tempo pedagógico e as novas metodologias de ensino são tema central do IV Simpósio Internacional de Educação de Santana

1 de novembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana.

Com alcance internacional, o IV Simpósio de Educação de Santana/AP – SINEDUCS, será realizado nos dias 7, 8 e 9 de novembro, na Assembleia de Deus (Templo Central) localizada na Rua Salvador Diniz, 429 – Centro.

Nesta 4ª edição, os idealizadores do evento reafirmam a premissa que sustenta o evento: “Não há fronteira para o conhecimento”. Portanto, a busca incessante pelo aprimoramento do saber requer a aproximação de territórios e o compartilhamento de experiências. Isso pressupõe uma educação cada vez mais globalizada, sem perder de vista a noção de regionalidade.

Confira a programação do IV SINEDUCS

Dia 7/11 – Manhã

8h-10h → Credenciamento

8h30-8h40 → Apresentação cultural

8h40-9h → Abertura oficial dos trabalhos

9h-10h → Conferência Magna “O tempo pedagógico e as novas metodologias de ensino”
Palestrante de Honra: Prof. Dr. Abelardo Montiel – UTIC/Asunción/Paraguay

10h-10h20 → Intervalo

10h20-11h20 → Palestra 1 + debate “BNCC e RCA: panorama e interfaces do currículo nacional e amapaense aplicados à educação básica”
Palestrante: Profa. Ms. Darlene do S. Del-Tetto Minervino – IFAP/Campus Macapá-AP

11h20-12h→ Comunicação oral (artigos científicos)

Dia 7/11 – Tarde

14h-15h → Palestra 2 + debate “Perspectivas de acesso e uso de TDIC na educação do campo”
Palestrante: Profa. Ms. Antonia Maria Nunes Gomes – SEMED/Porto Grande-AP

16h-16h20 → Intervalo

16h20-17h20 → Palestra 3 + debate “Alfabetização e Letramento: metodologias aplicadas a crianças pequenas”
Palestrante: Profa. Dra. Ângela do Céu Ubaiara Brito – UEAP/Campus Macapá-AP

17h20-18h → Comunicação oral (artigos científicos)

Dia 8/11 – Manhã

→ Apresentação de pôsteres acadêmicos
→ Mostra Pedagógica:

• Centro de Educação Profissional de Santana Profa. Maria Salomé Gomes Sares
  • Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá

→ Lançamento/exposição de Livros

• Dificuldades docentes para uso pedagógico do lúdico na Educação Infantil
  • A Lei 10.639/03: comparação entre escola quilombola e urbana
  • Educação escolar quilombola no Brasil: um olhar a partir de referenciais curriculares e materiais didáticos estaduais

Dia 8/11 – Tarde

14h-15h → Palestra 4 + debate “Técnicas e práticas de ensino inovadoras em sala de aula”
Palestrante: Prof. Dr. Hugo Ferreira González – UTIC/Asunción-Paraguay

16h-16h20 → Intervalo

16h20-17h20 → Palestra 5 + debate “Metodologias educacionais específicas aplicadas à EJA”
Palestrante: Profa. Dra. Sirliane da Costa Viana – UNIFAP/Campus Marco Zero-AP

17h20-18h→ Comunicação oral (artigos científicos)

Dia 9/11 – Manhã

8h-9h → Palestra 6 + debate “Proteção e segurança nas escolas: desafios e perspectivas”
Palestrante: Prof. Dr. João Teixeira Lopes – Universidade do Porto/Portugal

9h-10h → Comunicação oral (artigos científicos)

10h-10h20 → Intervalo

10h20-11h20 → Palestra 7 + debate “Educação Especial e Inclusiva: metodologias significativas para a ensinagem na educação básica”
Palestrante: Profa. Dra. Kátia Maria de Aguiar Freire – UNINTA/Campus Tianguá-CE

11h20-12h → Comunicação oral (artigos científicos)

• Dia 9/11 – Tarde*

14h-15h → Palestra 8 + debate “Desafios à Educação Profissional no contexto do Novo Ensino Médio”
Palestrante: Profa. Ms. Kátia de N. Santos Fonseca – UNIFAP/Campus Marco Zero-AP

16h-16h20 → Intervalo

16h20-17h20 → Palestra 9 + debate “Educação Empreendedora na escola: pontos e contrapontos”
Palestrante: Prof. Dr. Elivaldo Serrão Custódio – CEPSPMSG/SEED-AP

17h20-18h → Comunicação oral (artigos científicos)

O Simpósio Internacional de Educação de Santana é um evento promovido pela Prefeitura, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação – SEME/STN, em consórcio com o Centro de Educação Profissional Profa. Maria Salomé Gomes Sares, e sob a chancela acadêmica da Universidad Tecnológica Intercontinental/UTIC, sediada em Asunción/Paraguay.

Renata Rodrigues

Última modificação: 1 de novembro de 2023