Município de Santana promove ações de prevenção ao câncer de mama

20 de outubro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana.

Durante o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, a Prefeitura de Santana reforça seu compromisso com a promoção da saúde da mulher

Hoje, 19 de outubro, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. Esta data tem o propósito de chamar a atenção da sociedade para a realidade atual da doença e a importância do diagnóstico precoce.

A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo uma intensa programação com diversas atividades nas unidades de saúde do município, com foco nas mulheres atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O objetivo é alertar o público feminino e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que causa a morte de milhares de mulheres todos os anos no Brasil.

“Estamos empenhados em conscientizar e prevenir o câncer de mama, acreditando que a prevenção é o melhor caminho. No mês de outubro, intensificamos as ações nas UBSs e centros de referência, com oferta de serviços especializados, palestras, orientações e distribuição de panfletos”, explica Diana Santos, responsável técnica pela pasta de Saúde da Mulher no município.

Acervo Prefeitura de Santana.

Como prevenir

A prevenção do câncer de mama envolve a adoção de hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente, evitar o consumo excessivo de álcool e não fumar. Além disso, é importante realizar o autoexame das mamas mensalmente e fazer consultas médicas regulares para avaliação clínica.

O tratamento da doença pode incluir cirurgia para a remoção do tumor, radioterapia para destruir as células cancerígenas, quimioterapia para eliminá-las em todo o corpo e terapia hormonal para bloquear o crescimento delas. O tratamento varia de acordo com o estágio do câncer e a saúde geral da paciente.

É fundamental que as mulheres estejam atentas aos sinais e sintomas do câncer de mama e realizem exames de rotina, como a mamografia, a partir dos 40 anos de idade. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento e a cura da doença.

O município oferece diversos serviços de saúde da mulher para a prevenção do câncer de mama. Alguns desses serviços incluem:

• Mamografia: Suporte para o exame, gratuitamente, para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, em parceria com a Carreta do Amor.

• Consultas médicas: O município disponibiliza esses atendimentos especializados para a realização de exames clínicos das mamas.

• Exames complementares: Além da consulta médica, há também suporte para outros exames complementares para o diagnóstico e monitoramento do câncer de mama, como a ultrassonografia das mamas, realizada no Centro Diagnóstico da Mulher.

Eliane Vidal

Assessoria de Comunicação/SEMSA