’Valorização da Vida’ é tema de roda de conversa no Círculo Restaurativo

25 de setembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Emanoel Jordânio.

Falar é a melhor solução. Com essa proposta, a Fundação Municipal de Cultura (Sancult), juntamente com a presença de seus colaboradores, realizou, na última sexta-feira, 22, um Círculo Restaurativo com o tema “Valorização da Vida”, em virtude da campanha nacional do “Setembro Amarelo”.

Durante o evento, uma roda de conversa envolveu diversos relatos de vida dos presentes, abordando diálogos sobre autocuidado, proteção à vida e prevenção ao suicídio.

Segundo Elaine Araújo, presidente da Sancult, o objetivo é apresentar as ferramentas sociais do Círculo Restaurativo às pessoas que estão vivenciando relações conflituosas e enfrentando sofrimento. Ao mesmo tempo, a intenção é sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância de criar espaços de escuta e acolhimento como estratégia de prevenção do suicídio.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Emanoel Jordânio.

“Todos nós conhecemos alguém, seja um amigo ou parente, que esteja passando por problemas familiares ou pessoais. No entanto, infelizmente, muitas vezes não conseguimos identificar esses problemas diretamente, se não pararmos para conversar e compreender realmente seus sentimentos de dor e angústia. É por isso que precisamos estar sempre atentos para ajudar o próximo e evitar tragédias”, destacou.

Araújo compartilhou experiências pessoais desconfortáveis, tanto no ambiente pessoal quanto no familiar, que a levaram a considerar atos extremos. No entanto, ela buscou apoio de terceiros para manter sua saúde mental e emocional.

“Devemos ser muito fortes para não tomar decisões prejudiciais em nossas vidas”, relatou emocionada.

Círculo Restaurativo

O evento faz parte da programação do “Setembro Amarelo”, uma campanha voltada para a prevenção do suicídio. A programação, que ocorreu na sala de reuniões da Sancult, foi conduzida por Ana Leite, servidora responsável pela coordenação do Círculo Restaurativo na entidade, com o apoio da presidência da Fundação Municipal de Cultura. Benedito Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Santana, também participou e contribuiu com suas experiências pessoais relacionadas a familiares falecidos.

Para os envolvidos na iniciativa, o círculo proporcionou um momento para lidar com os conflitos internos de cada pessoa e para refletir sobre si mesmos e o grupo como um todo, para que encontrem apoio e compreensão, o que os fortalecerá para continuar participando de encontros semelhantes no futuro.

No final do encontro, os participantes deixaram seu registro fotográfico em um espaço criado em homenagem ao “Setembro Amarelo”.

Emanoel Jordânio

Assessoria de Comunicação/SANCULT