Prefeitura encerra o ‘Agosto Lilás’ com distribuição de kits para vítimas de escalpelamento

1 de setembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

A sala de reuniões do gabinete da Prefeitura de Santana sediou, nesta quinta-feira, 31, o encerramento da campanha Agosto Lilás do município.

Durante o encontro, houve a distribuição de 15 kits higiênicos, doados pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, por meio de uma parceria com o grupo Unilever, em articulação do prefeito Sebastião Bala Rocha, da secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Santana, Léa Soryana, do deputado federal José Augusto Puppio e da ativista social Ester de Paula.

Ao longo do mês de agosto, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Santana (SPPMS), realizou diversas ações de enfrentamento à violência, incluindo blitz terrestres e fluviais, palestras em igrejas, escolas e UBS’s, caminhadas de conscientização e ações de saúde para as vítimas de escalpelamento e seus familiares.

A secretária Léa Soryana comemorou o sucesso da campanha:

“Chegamos ao final do mês de Agosto com o sentimento de gratidão. Só temos agradecer ao prefeito Bala Rocha por todo o apoio e pela presença das mulheres que vieram no evento de hoje, para receber os kits”, afirmou a secretária.

Sensibilizada pela causa, Sara Cardoso, mãe de uma aluna da escola Jardim de Deus – FOH, comunicou que a filha fará a doação de seu cabelo para uma vítima de escalpelamento.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

No total, foram entregues 15 kits contendo shampoo e condicionador, desodorante, escova de cabelo, toalha e sabonete.

A ativista social, Ester de Paula, enfatizou o empenho da gestão em assegurar os direitos das vítimas de escalpelamento.

“A Prefeitura, junto ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania entregou os kits higiene para as vítimas de escalpelamento, é o compromisso da gestão com a causa, a fim garantir os direitos dessas vítimas”, expressou Ester de Paula.

A entrega contou com a participação da secretária municipal de Assistência Social, Joici Ferreira, da ativista social Ester de Paula, da chefe de gabinete da Prefeitura, Dra. Sônia Fernandes, e da equipe do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM).

Luana Silveira
Prefeitura de Santana