Comunidade do Cachoeirinha tem coleta de lixo implantada

8 de agosto de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Ailton Leite.

A prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semop), reuniu na manhã desta segunda-feira, 7, com representantes da comunidade do Cachoeirinha, localizada na Ilha de Santana, para tratar sobre o retorno da coleta de lixo na região.

O secretário adjunto da Semop, Elson Monteiro, participou da reunião e ressaltou que se trata de um compromisso da gestão com a comunidade, que estava sem coleta de lixo desde 2018.

“Viemos até aqui para dar a boa notícia sobre o retorno da coleta de lixo. Recebemos os representantes desta região há alguns dias, ouvimos as solicitações e hoje estamos na comunidade para dar a boa notícia”, ressaltou.

O serviço deve iniciar na próxima semana, sendo realizado uma vez por semana. A responsabilidade pelo trabalho ficará a cargo de um morador que irá coletar e levar o lixo até a rampa da Ilha de Santana para ser recolhido pelo caminhão coletor.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Ailton Leite.

Para a presidente da Associação dos Moradores do Cachoeirinha, Jucirema Barbosa, a falta de coleta era um grande problema enfrentado por todos. Ela explicou que os moradores queimavam seus resíduos como forma de se desfazer do lixo

“Passamos os últimos quatro anos com essa dificuldade. Sempre tentamos o apoio da gestão municipal e só agora, com o prefeito Bala e a secretaria de Obras, conseguimos resolver essa questão. Quero, em nome dos moradores, agradecer a gestão pela sensibilidade de nos atender”, frisou.

A comunidade do Cachoeirinha é formada por famílias de pescadores e atualmente conta com mais de 120 famílias residindo na região contemplada.

Reivindicação

Durante a reunião, os moradores também reivindicaram a construção de uma passarela de madeira com aproximadamente 1500 metros. Segundo a presidente da associação, hoje há uma grande dificuldade para se locomover dentro da comunidade por conta da falta de uma ponte.

“Precisamos da passarela para poder nos locomover, principalmente os idosos, crianças e doentes. Hoje enfrentamos muita dificuldade porque temos que caminhar passando pelos quintais dos vizinhos, e a construção de uma passarela vai mudar essa situação”, ponderou.

O secretário adjunto da Semop, Elson Monteiro, informou que a prefeitura fará de tudo para atender mais essa reivindicação.

“Vamos incluir essa reivindicação no plano de construção de passarelas de madeira do município, que conta com recursos na ordem de R$ 20 milhões de reais”, frisou.

Ailton Leite

Assessor de Comunicação/Semop