Agosto Lilás: lançamento de campanha reforça combate à violência contra a mulher

7 de agosto de 2023

A manhã deste sábado, 5, foi dedicada ao enfrentamento da violência contra a mulher na abertura da campanha ‘Agosto Lilás’ em Santana. O local escolhido para sediar o evento foi o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), que oferece atendimentos diários com profissionais de diversos segmentos, com o objetivo de acolher e cuidar das mulheres da comunidade.

Um dos destaques da programação foi a inauguração da Sala Lilás, um espaço concebido para proporcionar atendimentos mais humanizados. A secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Santana, Léa Soryana, expressou sua satisfação com o evento.

“É com grande satisfação que, hoje, lançamos a campanha Agosto Lilás e inauguramos a Sala Lilás, para que as mulheres recebam toda atenção e cuidado que elas merecem. Nesta sala, elas serão atendidas por uma psicóloga e também poderão receber os cuidados de uma massagista, proporcionando um aparato adicional para valorizar as mulheres que procuram o CRAM e a Secretaria das Mulheres.

Imagem: acervo PMS – Foto: Criysiano Mendes.

Vanise Almeida é uma das mulheres que estão sendo atendidas pelo CRAM e relata que já conhecia o trabalho desenvolvido no centro, pois atua no campo da proteção à mulher. Ela expressa que, ao entrar em contato com a diretora, foi prontamente acolhida.

“O acolhimento no CRAM é diferenciado. É um abraço que recebemos, é uma palavra de conforto que muitas vezes não se recebe em outros lugares, é como se as mulheres se entendessem”, destacou.

A campanha Agosto Lilás é uma realização da Prefeitura Municipal de Santana, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres, que preparou uma extensa agenda de programações para todo o mês de agosto.

Imagem: acervo PMS – Foto: Criysiano Mendes.

Essas atividades têm o propósito de possibilitar debates sobre o tema e colaborar no enfrentamento da violência contra a mulher em todo o município, incluindo palestras de conscientização em igrejas, escolas e unidades básicas de saúde, além de blitz educativas nas vias públicas e rios contra o escalpelamento, caminhadas pela paz, entre outras ações. O calendário completo com as ações está sendo divulgado nas redes da Prefeitura.

Luana Silveira
Assessora de Comunicação da Prefeitura de Santana