Semduh inicia fiscalização de combate ao uso de linhas cortantes em pipas

20 de julho de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Keila Góes

Julho é mês das férias, com muito sol, praia e lazer para as famílias. Uma das principais brincadeiras neste período é a de soltar papagaios. No entanto, o que deveria ser diversão, muitas vezes se torna tragédia devido ao cerol que é usado nas linhas para empinar a pipa.

Para combater essa prática perigosa, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) inicia nesta quinta-feira, 20, a campanha “Pipa Legal é sem Cerol. Corte essa ideia das suas férias”.

A fiscalização vai ocorrer até o dia 31 de julho e vai percorrer ruas, avenidas e outros locais de encontro em Santana.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Keila Góes

“O problema não é soltar pipa, que é uma brincadeira saudável e divertida, principalmente entre os jovens, mas sim a utilização de cerol nas linhas. Esse material é feito à base de vidro moído e, em contato com a pele, causa cortes graves. Muitas vezes, pode até levar à morte, sendo os motociclistas os mais afetados, pois a velocidade pode resultar em cortes profundos no pescoço”, explica o secretário em exercício da Semduh, João Carlos

A penalidade prevista na lei municipal número 1006/2013 é uma multa de R$ 200 reais. Além disso, também é proibido empinar pipas ou papagaios próximo à fiação elétrica, a uma distância de 200 metros.

Keila Góes | Assessora de Comunicação/Semduh

Última modificação: 20 de julho de 2023