Prefeitura de Santana assina Termo de Fomento que garante recursos para Revecom

3 de julho de 2023

Na última sexta-feira, 30, o prefeito de Santana, Bala Rocha, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitacional, Helder de Lima, e o diretor da Reserva Particular do Patrimônio Natural, o médico pediatra Paulo Roberto Neme do Amorim, assinaram Termo de Fomento destinando para a Revecom recursos no valor de R$300.000,00, dividido em três parcelas. A iniciativa faz parte das ações do Junho Verde.

Os recursos serão aplicados no projeto “Educação Ambiental Municipal”, onde a educação ambiental será desenvolvida como prática educativa integrada, continuada e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. O viés pedagógico utilizado pela Revecom está de acordo com os princípios da Política Nacional de Educação Ambiental. Além disso, os recursos serão aplicados na revitalização e estruturação da Reserva, bem como na alimentação dos animais.

Imagem: acervo PMS.

Segundo o prefeito, a Reserva Ambiental precisa desses recursos para auxiliar nos custos de alimentação dos animais, como macacos e aves, entre outros. “Parabenizo todos os envolvidos nessa ação, pois olhar o meio ambiente de forma respeitosa também faz parte dessa gestão. A unidade tem potencial para receber turistas de todas as partes do mundo, uma vez que aqui encontramos uma rica fauna e flora”, afirmou Bala Rocha.

O representante, ambientalista e defensor nato do meio ambiente, Paulo Roberto, lembra quando uma forte chuva destruiu boa parte da estrutura, resultando na morte de vários animais. As dificuldades são encontradas todos os dias, mas a paixão e o amor pelo lugar dão forças para ele não desistir.

“Não é fácil manter o local, aqui, antes de tudo, é necessário amor para que o trabalho não pare. Quando recebi a notícia de que havíamos sido agraciados com esses recursos, foi um momento muito importante. A alimentação para nossos animais não é barata, e ainda há muito a ser feito em relação à estrutura que foi destruída pelo vento e pela chuva. Mas hoje nossa esperança foi renovada. Em nome da Revecon, só posso dizer muito obrigado”, destacou Paulo.

Após a assinatura do termo, os convidados fizeram uma excursão pela reserva, onde puderam apreciar a beleza natural do local.

Imagem: acervo PMS.

O secretário da Semduh, Helder de Lima, reafirma o compromisso que a gestão tem com o meio ambiente. “É um momento único para todos nós que amamos o meio ambiente. Este local é de todos, e todos devem cuidar dele. Quando você respeita o meio ambiente, está respeitando o futuro. Durante todo o mês de junho, tivemos várias ações em prol do meio ambiente, mas esse trabalho não termina em 30 de junho; ele deve acontecer todos os meses do ano. O cuidado deve ser diário, e cada um precisa fazer sua parte”, afirmou.

Estiveram presentes também a vice-prefeita Isabel Nogueira, a secretária de Meio Ambiente do Estado, Taisa Mendonça, representantes da Marinha e da Amcel.

Estiveram presentes também a Vice prefeita Isabel Nogueira, Secretaria de Meio Ambiente do Estado Taisa Mendonça, Representante da Marinha e Representante da Amapá Florestal e Celulose S.A (Amcel).

Ascom Semduh

Última modificação: 3 de julho de 2023