Prefeitura de Santana empossa novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

30 de junho de 2023

Nesta quinta-feira, dia 29, o prefeito Sebastião Rocha empossou as novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, órgão vinculado à Secretaria Municipal Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres. A solenidade ocorreu na sala de reuniões do gabinete da prefeitura.

Esta foi a primeira nomeação das conselheiras desde a fundação do colegiado em 2001. São 12 titulares e 12 suplentes, sendo que 6 representam o Poder Público e as demais representam as Organizações Não Governamentais. O mandato terá duração de 2 anos.

Um conselho tem a missão de deliberar, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços com o apoio dos agentes reguladores e gestores da administração pública direta e indireta.

Imagem: acervo PMS.

Para o prefeito Sebastião Rocha, a solenidade marca mais um compromisso da gestão em defesa dos direitos das mulheres: “Esse é mais um compromisso que a gestão honra, no sentido de organizar para avançar nas políticas públicas de defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência”, afirmou.

A Secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Léa Soryana, agradeceu a sensibilidade do prefeito com relação a essa causa. “Gratidão ao prefeito Bala Rocha. Santana vive um momento único com a instituição do Conselho, que visa defender e assegurar todos os direitos em defesa das mulheres”, conclui.

Democracia

Nélia Moreira Aroucha, pedagoga há 33 anos, e presidente do CMDM, afirma que a criação do colegiado é fundamental para o exercício da democracia no país. “Esse Conselho é muito importante para o município, para as mulheres, para o país e para a democracia, pois só temos democracia se todos estiverem em uma mesma condição. Nós levantamos a bandeira de luta contra crimes de violência contra as mulheres, assim como lutamos pela igualdade de acesso ao trabalho. Ou seja, a entidade é um dos primeiros passos para o avanço das políticas em defesa das mulheres como um todo”, expressou a presidente.

Poder Público Municipal

1. Representantes da Secretaria Municipal de Educação

Nélia Moreira Aroucha (Membro Titular)

Maria do Socorro Sampaio (Suplente)