Prefeitura de Santana inicia a quadra junina do município com o Forrozão da Anchieta

4 de junho de 2023

Na noite deste sábado, 3, a Prefeitura Municipal de Santana deu início a programação da quadra junina 2023 com a 14ª edição do Forrozão da Anchieta. A organização resgata um dos eventos mais tradicionais e culturais da cidade. O “Santana Cidade Junina” ocorre até o início de julho.
 O Forrozão da Anchieta completa já foi chamado de ‘Terreirão da Anchieta’ e surgiu dos moradores da avenida que dá nome ao evento (Avenida José de Anchieta). Em 1990 eles se uniram e decidiram fazer um evento maior.
Este ano, exposição de artesanato, apresentação de quadrilhas juninas, grupos culturais, barracas com a comercialização de comidas típicas, entre outros, foram as atrações. O prefeito Bala Rocha, considera fundamental o retorno do evento.

Imagem: acervo PMS.

“Com o Forrozão da Anchieta, a gestão fortalece os aspectos culturais do nosso município, tão rica que temos. Aqui nós temos tradição e referência já que daqui, surgiram muitos outros do município. Empreendedorismo, lazer e cultura num só lugar. Por isso, fazemos questão de apoiar e incentivar “, disse.
Na primeira noite do evento atrações como a quadrilha Aventureiros do Norte, Fogo e Folia, além de grupos culturais, se apresentaram. Elaine Araújo, da Fundação Municipal de Cultura, destacou a potencialidade turística do Forrozão da Anchieta.
“Estamos resgatando parte da história da nossa cidade. O Forrozão da Anchieta precisa ser realizado todos os anos sem interrupção. O que vimos hoje aqui é que temos uma potencialidade nas nossas mãos e vamos buscar fortalecer”, destacou.

Imagem: acervo PMS.

Adriana Carvalho que é moradora e faz parte da coordenação do evento, afirmou a necessidade do forrozão ser incluído definitivamente no calendário cultural do município.
“Ano passado realizamos o evento apenas um dia, anunciando que em 2023 retornariamos com força total. E a prova está aí, lotado e esperamos que seja um sucesso até o último dia e que ocorra todos os anos”, destacou.
O “Santana Cidade Junina” prevê eventos culturais na Praça do Fórum e na Vila Olímpica até o dia 2 de julho.
Jonhwene Silva
Assessor de Comunicação/Prefeitura de Santana