Dia D de vacinação contra Influenza

28 de abril de 2023

Buscando aumentar a cobertura vacinal e expandir a imunidade da população, a Secretaria Municipal de Saúde promove, neste sábado, 29, o Dia D de Vacinação.

A campanha que conta com apoio da Prefeitura Municipal, acontecerá na zona urbana e rural do município, para atualização da carteirinha e abrange as campanhas vigentes (Influenza).

De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal considerada ideal para o imunizante é de 95%, a cobertura atual está abaixo desta meta e o Dia D é uma estratégia essencial para assegurar mais proteção aos santanenses.

A vacina contra a influenza é segura e eficaz, e protege contra os principais tipos de gripe. Ela contribui para a redução das complicações, hospitalizações e mortes causadas pelo vírus, especialmente nos grupos prioritários que apresentam maior risco de desenvolver formas graves da doença.

Confira o público alvo:

Prioritários da campanha nacional
Idosos acima de 60 anos
Trabalhadores da saúde
Crianças (6 meses a < de 6 anos), Gestantes e puérperas,
Povos indígenas,
Professores,
Pessoas com comorbidades,
Pessoas com deficiência permanente,
Caminhoneiros,
Trabalhadores de transporte coletivo (rodoviário passageiro urbano e de longo curso),
Trabalhadores portuários,
Forças de segurança e salvamento,
Forças armadas,
Funcionários do sistema de privação de liberdade,
População privada de liberdade com mais de 18 anos de idade,
Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas:
Horário: das 8 às 17 horas.

Pontos Itinerantes:
Supermercado Santa Lúcia, Fortaleza e Rotatória do Aquaville
Das 8 às 17 horas

Nas áreas ribeirinhas, a ação do Dia D contará com o apoio da Lancha Vacina Já, onde os profissionais de saúde farão atendimento de casa em casa. Buscando aumentar ainda mais a cobertura vacinal.
A vacinação contra a influenza é uma estratégia importante para proteger a saúde da população, especialmente dos grupos prioritários. É fundamental que as pessoas que fazem parte desses grupos compareçam aos postos de saúde durante a campanha e recebam a vacina, contribuindo assim para a prevenção da doença e para a promoção da saúde de toda a comunidade.

Esta é uma grande oportunidade para toda a população colocar sua caderneta de vacinação em dia, pois beneficia também a população trabalhadora, que não tem tempo para procurar uma unidade de saúde durante a semana.

Última modificação: 28 de abril de 2023