População santanense conhece o Projeto Santana Inteligente

14 de dezembro de 2022

Foto: Acervo Prefeitura de Santana.

Na manhã da última segunda-feira, 12, o Prefeito de Santana, Bala Rocha presidiu a Audiência Pública de Apresentação do Projeto Santana Inteligente. O evento ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores de Santana e contou com a presença dos vereadores santanenses, secretariado municipal e estadual, além da sociedade.

O projeto Santana Inteligente foi apresentado de forma on-line pelo representante da IPGC, Luiz Fernando, que destacou as melhorias para o desenvolvimento da cidade após a concretização do Santana Inteligente.

“Por meio do PPP em outras palavras a Parceria Público-Privada, o Projeto de Cidade Inteligente envolverá  os serviços de eficientização, operação e manutenção do parque de iluminação pública, além de rede de telecomunicação e miniusina de energia solar para os prédios públicos de Santana”, destacou Luiz Fernando durante a apresentação.

Segundo o estudo feito pelos responsáveis, o Santana Inteligente vai gerar economia e sustentabilidade ao município. Além disso, a  cidade receberá a troca de lâmpadas em 8.212 pontos de iluminação pública. As lâmpadas de vapor de sódio serão substituídas por luminárias de LED, mais econômicas e de melhor luminância.

Está previsto também a implantação de uma infraestrutura de telecomunicação com 55 km (cinquenta e cinco quilômetros) de fibra óptica, 16 pontos com câmeras de videomonitoramento e 17 pontos de internet gratuita à população. Toda essa rede será interligada, e também atenderá à demanda de 80 prédios públicos da cidade.

Foto: Acervo Prefeitura de Santana.

O Prefeito Bala Rocha, destacou que a implantação do PPP será  de extrema importância para a  cidade , além de economia na questão de iluminação, uma vez que será toda de LED.

“ O PPP vai implantar e operar, na manutenção de micro usina solar fotovoltaica com 2,2 MW de potência nominal. Toda a energia produzida será distribuída entre os prédios municipais, diminuindo assim o valor a ser desembolsado com a tarifa de energia. Além de uma cidade iluminada, teremos uma cidade com disponibilidade de internet para todos, principalmente para aqueles que mais necessitam, uma vez que será implantado internet gratuita nas praças da cidade”, disse o Prefeito.

Foto: Acervo Prefeitura de Santana.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Helder de Lima , até o dia 5 de janeiro de 2023 estará disponível o link da consulta pública no site da prefeitura. Quem tiver interesse em participar ativamente com dicas e sugestões,  poderá acessar.

“A próxima etapa , após o término do processo de consulta pública, a administração avaliará todas as sugestões feitas pela população. A partir daí, o projeto segue para licitação, por meio da qual será escolhida a melhor proposta feita pelos investidores privados”, disse o secretário.

Keila Góes | Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Santana

Última modificação: 14 de dezembro de 2022