UNICEF oferta 100 vagas em cursos gratuitos para jovens empreendedores de Santana

20 de outubro de 2022

A prefeitura de Santana faz parte da maior articulação do Brasil pela inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), oferta para Santana, mais de 100 vagas gratuitas para cursos de capacitação on-line para adolescentes e jovens com idades entre 14 e 24 anos através da iniciativa “Desafio Mutirão de Oportunidades” do “1 Milhão de Oportunidades” (1MiO), que é a maior articulação do Brasil pela inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

As inscrições acontecem até o dia 21 de novembro e podem ser feitas no endereço http://www.1mio.com.br

Para Santana, as vagas foram disponibilizadas através de uma parceria com a Prefeitura do município e será uma etapa para conseguir o Selo Unicef, que busca estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

“Um dos objetivos dos cursos de capacitação é oportunizar os jovens e adolescentes para o mercado de trabalho, buscando criar estratégias de aprendizado, para que eles além de terem esse aprendizado, possam ter uma visão mais ampla sobre o empreendedorismo. Explicou a articuladora municipal do selo Cintia Bandeira.

São 50 vagas exclusivas para mulheres interessadas no curso de estudos em empreendedorismo feminino e 50 vagas gerais para estudos em tecnologia e desenvolvimento.

Com a #ElasPodem, a trilha formativa para mulheres empreendedoras, de acordo com a Unicef, foi cuidadosamente pensada para empreendedoras que buscam uma jornada de sucesso em seus negócios, ou para aquelas que têm o sonho de dar o pontapé inicial. As jovens inscritas aprenderão:

Habilidades empreendedoras;
Teoria Effectuation;
MVP (mínimo produto viável);
Como montar o seu Canvas e desenvolver um modelo de negócios;
Como pensar o perfil e as necessidades dos clientes;
Como criar parcerias e fortalecer sua rede de contatos.
Já as 50 bolsas para o público com estudos em trilha formativa em tecnologia e desenvolvimento têm quatro opções de cursos com aulas gamificadas (aprendizagem caracterizada pelo uso estratégico da lógica dos jogos fazendo com que o estudante aprenda ativamente), criação de projetos práticos, mentorias e construção de portfólio. Os jovens inscritos nesta trilha aprenderão:

Programação de páginas de internet;
Desenvolvimento de websites;
Desenvolvimento de softwares;