Prefeitura de Santana realiza blitz educativa em alusão ao Setembro Amarelo, Verde e o Dourado

6 de setembro de 2022

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

A Prefeitura de Santana realizou nesta terça-feira, 06 de setembro, uma Blitz educativa na Rua Ubaldo Figueira, próximo ao supermercado Fortaleza, em Santana. O público alvo era a população que transitava no local, através de motos, carros, bicicletas e até mesmo andando. Todos que passaram por lá, receberam orientações com intuito de conscientizar sobre o suicídio e depressão, o câncer infanto-juvenil e a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência, juntamente com a entrega de panfletos.

De acordo com a vice-prefeita, Isabel Nogueira, o mês de setembro é um mês recheado de causas importantes, e o poder público não tinha como ficar de fora: “É preciso que cada vez mais a gente possa valorizar a vida e a inclusão social e esse mês trás essa temática de forma muito forte, tratando de três causas muito importantes que é o Setembro Amarelo, Verde e o Dourado”, afirma.

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

O Setembro Verde tem como objetivo a conscientização sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, criado em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), instituído pela Lei nº 11.133/2005. Desde 2006, a sigla PCD passou a ser a definição oficial para Pessoas Com Deficiência. Pelo fato de a deficiência ser apenas uma das características da pessoa.

O Setembro Dourado trás consigo a conscientização do câncer infanto-juvenil. O período é utilizado para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento do câncer infanto-juvenil, falando sobre os sinais e sintomas como: palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea, inchaços ou caroços, perda de peso inexplicada, febre, tosse persistente ou falta de ar e sudorese noturna.

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

O Setembro Amarelo tem como objetivo a conscientização sobre à prevenção do suicídio. Um mês que é dedicado de forma mais intensa para discussões sobre transtornos mentais, como por exemplo a depressão, que é uma das principais causas de suicídio. A psicóloga e coordenadora de saúde mental do município, Silva Melo, expressa a importância da escuta: “É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”, disse.

Durante todo o mês de setembro as Secretarias de Assistência Social, de Saúde, de Educação, de Juventude e de Assistência à Mulher em parceria com a ONG Carlos Daniel, contarão com programações exclusivas para cada eixo, tanto para os atendimentos psicológicos intensificados, como programações organizadas em palestras com os profissionais mestres e doutores, assim como o médico oncologista que está vindo exclusivamente do estado de São Paulo.

Ívina Oliveira

Assessora de Comunicação