Profissionais da Semop encerram curso de capacitação sobre Engenharia de Custos da Caixa Econômica Federal

18 de julho de 2022

Na última sexta-feira, 15, aconteceu o encerramento da capacitação dos profissionais da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos (Semop) no curso de Engenharia de Custos da Caixa Econômica Federal. Engenheiros, técnicos de fiscalização, arquitetos e urbanistas, entre outros profissionais da secretaria contaram com cinco dias de muito aprendizado.

O Secretário da Semop, Anderson Almeida, agradeceu ao prefeito Bala Rocha pelo incentivo aos profissionais. “Nossos agradecimentos ao prefeito Bala por nos permitir realizar cursos que irão acrescentar no conhecimento dos profissionais da Semop. Foi uma semana de muito aprendizado, onde os participantes poderão aplicar todo seu conhecimento, com qualidade, em suas funções”, declarou o gestor.

A capacitação foi desenvolvida no intuito de fazer com que os participantes sejam capazes de conhecer conceitos básicos de engenharia de custos, utilizar as referências de custos do  Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) para orçamentação de obras e equipamentos, utilizar as informações disponíveis na página do SINAPI, interpretar adequadamente os conceitos de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) e Encargos Sociais, pesquisar insumos, composições e orçamentos.

O sorriso dos profissionais da Semop, Leonardo e Árthemis, mostra a satisfação em participarem do curso, ministrado por Rodrigo Carvalho (centro)

Satisfação

Com entusiasmo, a arquiteta e urbanista Árthemis Lagoia, externou sua satisfação em participar do curso. “Compartilho com os participantes, meu sentimento de gratidão, pois adquirir conhecimento nunca é demais. Essa é mais uma oportunidade que vai nos ajudar a exercer o princípio da eficiência na gestão”, ressaltou Árthemis.

O engenheiro civil, Leonardo Lima, também afirmou se sentir satisfeito pela capacitação, para ele, o curso de Engenharia de Custos da Caixa Econômica Federal agregará em seu currículo e em sua profissão. “Tenho apenas 24 anos de idade, participar dessa capacitação é gratificante, pois, além de me preparar, agregará em minha profissão e em meu currículo”, enfatizou o engenheiro.

Mais desempenho

A capacitação foi ministrada pelo coordenador técnico da Gerência Executiva de Governo (Gigov), Rodrigo Rabelo de Carvalho.

Além de parabenizar a Prefeitura de Santana pela iniciativa, Rodrigo Carvalho, falou que a capacitação visa aumentar o desempenho da equipe de profissionais da Semop.  “Dessa forma, espera-se uma melhoria na execução dos projetos, orçamentos e obras, para podermos obter aprovações mais rápidas e assim, levar mais benefícios à população santanense. Parabenizo a gestão municipal pela iniciativa de oferecer mais conhecimento aos seus servidores”, finalizou Rodrigo.

Anselmo Wanzeller

Assessor de Comunicação/Semop