Prefeitura de Santana realiza tratativas com a Universidade Federal do Amapá sobre oferta de cursos de graduação aos professores da educação básica

15 de junho de 2022

A Prefeitura de Santana vem buscando firmar parceria com a Universidade Federal do Amapá – Campus Santana, para ofertar, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), acesso facilitado para graduação e segunda licenciatura, nas áreas de Letras-Português, Filosofia e Pedagogia, aos professores do Município.

O PARFOR é parte de um conjunto de políticas publicas do Governo Federal, junto a estados e municípios e instituições de ensino superior, atuando como agente transformador do magistério.  O Programa é conduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), capacitando professores para atender adequadamente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando ensino de qualidade aos estudantes da educação básica.

Imagem: acervo PMS

De acordo com o secretário municipal de Educação, Amarilson do Amaral, ofertar ensino de qualidade vai muito além de educar somente as crianças: “Para melhorar a educação do município, precisamos olhar o todo. Nossos professores também devem ser assistidos tanto quanto nossas crianças, para que, de fato, tenhamos melhorias em nossos índices educacionais. É um trabalho em conjunto que irá beneficiar a todos”, declarou.

Os cursos são gratuitos para todos os professores e estão divididos em três modalidades, são elas: Primeira licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica, que não tenham formação superior; Segunda licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial; Formação pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública da educação básica.

Neste primeiro momento, a instituição de ensino e a Secretaria Municipal de Educação irão realizar um levantamento para identificar a demanda do município, de acordo com as necessidades apresentadas pelos professores da educação básica. Os professores da rede pública municipal deverão realizar suas inscrições na plataforma, através do link https://sso.capes.gov.br/, para que seja feito o estudo das demandas do município.

Renata Rodrigues dos Santos

Secretaria Municipal de Educação