Centro Mundo Azul é inaugurado em Santana

27 de maio de 2022

O espaço é o primeiro a atender jovens da rede estadual de ensino com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Veja como funcionará o espaço.

A tarde da última quarta-feira, 25, foi marcada por muita emoção na inauguração do Centro de Atendimento Educacional Especializado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Mundo Azul. O espaço foi instituído pelo Governo do Estado do Amapá e tem como missão oferecer atendimentos multiprofissionais aos adolescentes.

O prefeito Bala Rocha prestigiou a solenidade e expressou imenso contentamento pela entrega do serviço, que veio em boa hora para complementar o trabalho realizado na Associação Santanense de Pais e Amigos dos Autistas (ASSANDE). Por meio de escuta pública e ativa, a conselheira do Tribunal de Contas do Amapá (TCE – AP), Marília Góes, engajada na causa, atendeu aos anseios da população para que houvesse um espaço completo e humanizado para melhorar o desenvolvimento dos alunos com TEA.

“O Mundo Azul é um trabalho maravilhoso, entregue pelo Governo do Estado à comunidade autista de Santana, e complementa o atendimento feito pela prefeitura no CAPSI. Quero, em nome das famílias santanenses, agradecer ao governador Waldez Góes pelo serviço e parabenizar a ASSANDE pela conquista. Estendo também meus agradecimentos à ex-deputada Marília Góes, que trabalhou incansavelmente para que o Mundo Azul se tornasse realidade”, expressa o gestor.

Foto: Criysiano Mendes

O espaço oferecerá acompanhamento terapêutico com o empenho de profissionais cedidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA) e da Secretaria de Estado de Educação (SEED). Os alunos receberão atendimento clínico, farão consultas com psicólogos, fonoaudiólogos e terão também encontros contínuos com assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

Em declaração, o governador Waldez Góes parabeniza os munícipes e afirma que já planeja novos investimentos para construir um segundo bloco: “Hoje estamos fazendo a entrega do Centro Mundo Azul, um projeto que é um compromisso meu, da Marília e do prefeito Bala, que é nosso parceiro. E é uma enorme conquista para as famílias que têm parentes com autismo. Aqui, nós teremos mais de 60 profissionais da saúde e educação, uma estrutura inovadora, temos condições de atender mais de 350 pessoas e já estamos planejando construir um segundo bloco. Portanto, parabéns à comunidade por essa vitória, sobretudo por ser um espaço que promove saúde e educação voltada à inclusão social”, reforça o governador do Amapá.

À princípio, o Centro Mundo Azul vai atender 250 estudantes matriculados no ensino regular da rede pública estadual, diagnosticados com TEA. Para melhor gerir este quantitativo, a administração designou que, do total de estudantes, 125 participarão das atividades no período da manhã e o restante no turno da tarde. A novidade é a previsão de que, em agosto, mais 100 vagas sejam abertas para atingir a capacidade limite prevista.

“Os alunos vão ter atendimento clínico, como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, teremos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e educadores físicos. Além disso, o centro irá proporcionar uma equipe de avaliação e formação, que tem como objetivo capacitar os profissionais daqui e do público em geral, nas escolas municipais e estaduais”, corrobora a diretora do Centro Mundo Azul, Maria Marta Monteiro.

Estrutura Física

O imóvel possui salas para atendimento pedagógico individual e em grupo, salas para atendimento com fonoaudiólogo e psicólogo e espaço para trabalhar atividades físico-motoras. Há ainda cozinha com despensa, refeitório, sala da direção e coordenação pedagógica, espaço para acolher os profissionais e, ainda, um pequeno auditório. Ao todo, são 12 ambientes para a realização das atividades.

Investimento

O Governo do Estado investiu R$727.591,35 para as obras de adaptação e manutenção da estrutura do prédio. O Centro Mundo Azul fica localizado na Rua Salvador Diniz, Nº 1978, bairro Provedor, em Santana.

Luana Silveira – Assessora de Comunicação

E-mail: luanasilveirajor@gmail.com