No período de 25 a 28 de maio, a Prefeitura de Santana através da Comissão do Patrimônio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), iniciou um inventário para o levantamento de bens, que estão nas comunidades rurais. O levantamento físico, e financeiro de bens móveis e imóveis, são importantes para o controle interno da gestão. Além de futuras prestações de contas.
Esta é a primeira vez que a Prefeitura de Santana realiza o inventário desde a publicação do Decreto 0629/2016. Os técnicos da Semad visitaram as comunidades de Água Branca do Piaçacá, São José, Cafezal, Matão do Piaçacá I, II e III, e contaram com o apoio de agentes distritais para a realização do levantamento de dados.
“Esta é uma medida para ter conhecimento, controle e gerenciamento de todos os patrimônios da Prefeitura. Além disso, estas informações serão inseridas no portal da transparência para que a população tenha conhecimento do nosso patrimônio”, explicou Arienzo Góes, secretário de administração de Santana.
Nesta visita, cadeiras, mesas, quadro, freezers, computadores, impressoras, e fogões, foram identificados nas escolas como sendo patrimônios da Prefeitura. O inventário que ainda está em fase inicial, pretende visitar todas as comunidades rurais de Santana. Segundo Arienzo Góes, órgãos de controle sempre solicitam informações relacionadas ao patrimônio.
“Essas informações são importantes, pois, os órgãos de controle interno e externo, como o Tribunal de Contas do Estado, sempre solicitam esses dados. Além disso, tudo irá servir para o relatório de gestão, que todo ano enviamos aos órgãos de controle e fiscalização”, afirmou.
O relatório final com todo o inventário do patrimônio público o qual é assegurado através de registros, coleta de dados com identificação, existência, quantidade, localização, condições de uso e histórico de bens, são fundamentais para assegurar que o recurso público está sendo bem aplicado e preservado.
Jonhwene Silva
Ascom/Semad
Última modificação: 30 de maio de 2022