Prefeitura e STTRANS promovem treinamento de stop the bleed para agentes de trânsito

20 de abril de 2022

A iniciativa visa ofertar capacitação para atuação em campo.

Na última segunda-feira, 18, a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTRANS) propiciou um treinamento intitulado “Stop The Bleed”, em tradução livre: “parar o sangramento”, aos agentes de fiscalização, em parceria com a Prefeitura de Santana, que cedeu local para a realização do curso.

A ação visa preparar os colaboradores para possíveis cenários no desempenho de suas funções. O curso foi ministrado pelo bombeiro civil Firmo Leite, que atualmente é coordenador do projeto “Paratus Treinamento”, instituição especializada em treinamentos de socorristas, brigadistas, bombeiros civis, dentre outras formações na área de salvamento.

Ação de salvamento para vítimas condutoras de motocicletas. Foto: Luana Silveira – Acervo PMS.

O curso teve duração de 6 horas e 30 minutos e os alunos tiveram aula expositiva, ensino dos princípios básicos dos primeiros socorros, e prática voltada ao controle de hemorragias, suporte em caso de engasgamento, reanimação para pacientes em quadro de parada cardiorrespiratória e prestação de socorro à vítima condutora de motocicleta.

A agente de trânsito da STTRANS, Adenice Pessoa, recebeu o treinamento e declarou que o curso é de extrema importância para quem atua na segurança pública, visto que, em muitos casos, eles são os primeiros profissionais a chegarem à cena de um acidente de trânsito: “O curso visa a nossa capacitação para reconhecer e saber conter sangramentos massivos até a chegada do socorro. No curso, tivemos conhecimento de técnicas corretas como o uso adequado do torniquete e de bandagens, para realizar curativos compressivos”, conta a funcionária pública.

Na próxima semana, uma nova turma de agentes de trânsito também passará pela capacitação.

Luana Silveira – Assessora de Comunicação do Gabinete da Prefeitura de Santana

Última modificação: 20 de abril de 2022