Prefeitura Municipal de Santana

Prefeitura de Santana participa do III Fórum de Partilha sobre Educação de Jovens e Adultos na UEAP

24 de junho de 2026

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), participou do III Fórum de Partilha: Diálogos que Transformam – Educação Popular, Territorialidades Amazônicas e Praxe Educativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizado no período da tarde, no auditório da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). A participação reafirma o compromisso do município com a formação continuada dos profissionais da educação, a valorização da EJA e o fortalecimento das políticas educacionais.

O evento constituiu um importante espaço de formação, troca de experiências e fortalecimento do diálogo entre educadores, gestores, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas das redes públicas de ensino. Integrando as ações do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA) no Amapá, o fórum promoveu a articulação entre Estado e municípios, incentivando práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas às realidades amazônicas.

Além da socialização de experiências exitosas, o encontro abordou temas como inclusão, permanência e sucesso escolar dos estudantes da EJA, educação popular, diversidade cultural, cidadania e desenvolvimento sustentável, contribuindo para a construção de uma educação mais democrática, participativa e transformadora. Representando o município de Santana, a professora Odália Araújo, da Escola Municipal Amazonas, apresentou o projeto “Classe de Desenvolvimento Pedagógico-Terapêutico: Arte-Terapia como Estratégia de Inclusão na EJA”, desenvolvido no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A iniciativa utiliza a arte-terapia como ferramenta pedagógica para promover o desenvolvimento das habilidades sociais, emocionais e educacionais dos estudantes público-alvo da Educação Especial matriculados na EJA. O projeto busca fortalecer a autoestima, a autonomia, a comunicação, a convivência social e a participação escolar, contribuindo para a construção de um ambiente mais acolhedor, inclusivo e participativo. Por meio de atividades artísticas e terapêuticas, a ação favorece a expressão de sentimentos, o desenvolvimento das potencialidades individuais e a redução de conflitos sociais e emocionais, demonstrando o compromisso da rede municipal de ensino com uma educação humanizada, inclusiva e transformadora.

Last modified: 24 de junho de 2026

Comments are closed.

Acessar o conteúdo