Título definitivo: Saiba como fazer para solicitar o seu

1 de setembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana.

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), informa aos munícipes como proceder para obter o título definitivo do seu imóvel.

Além disso, a PMS oferece um desconto significativo para pessoas a partir de 65 anos, podendo chegar a 90%, enquanto para os demais, os descontos podem chegar a 80%.

O Secretário Helder de Lima destaca a importância de ter o título definitivo em mãos.

“Quando você regulariza o título de domínio do imóvel, significa adquirir a propriedade do bem, tornando-se o proprietário e titular de direitos reais de propriedade. Além disso, ao adquirir o documento, você valoriza o seu imóvel, transformando-o em um bem de herança e também em garantia para linhas de crédito. A partir disso, o imóvel fica em situação regular perante o poder público e a sociedade”, destacou.

A Prefeitura vai lançar nos próximos dias uma campanha na qual os cidadãos poderão tirar todas as dúvidas necessárias e garantir os descontos que variam de 90% a 80%, mencionou Helder.

Acervo Prefeitura de Santana.

O que é o título definitivo?

O título definitivo é um documento que transfere a propriedade de um imóvel rural ou urbano para o cidadão de forma definitiva. Com esse documento, o cidadão pode registrar o berm em seu nome no Cartório de Registro de Imóveis, buscar crédito para financiamento, assegurar a herança legal e valorizar o terreno.

Como obter o título?

Para adquirir um título definitivo, é necessário cumprir alguns requisitos legais, como ter a posse do imóvel por um determinado período, pagar os impostos e taxas e apresentar documentação que comprove a posse.

Documentos necessários

•RG/CPF se pessoa física
•Comprovante de endereço
•Documento de comprovação de posse do imóvel