Sucesso de público: esportes aquáticos marcam encerramento do Santana Verão

31 de julho de 2023

No sábado, 30 de julho, uma extensa programação esportiva marcou o encerramento do Santana Verão 2023, denominada ‘Remada do Forte’. Natação, disputa em caíque (individual e em dupla), stand up paddle (masculino e feminino) e corrida em rabeta foram as modalidades aquáticas que ocorreram no Igarapé da Fortaleza.

Dentro da água, foi emoção do início ao fim das provas. Para a realização dos eventos, a organização contou com o apoio da Capitania dos Portos, a fim de garantir a integridade dos competidores. Este é o segundo ano consecutivo em que as competições fazem parte da programação de verão.

Imagem: acervo PMS – Foto: Criysiano Mendes.

Uma das provas mais aguardadas, a corrida de rabeta, levou o público à vibração na linha de chegada. Com pouco mais de 9 segundos, Weliton Oliveira conquistou o primeiro lugar e celebrou a vitória.

“A corrida foi muito rápida e por pouco não perdi. Meu adversário saiu na frente, mas depois que a rabeta desenvolveu, deu certo e consegui ultrapassá-lo na linha de chegada. Parabéns a todos da organização, e espero que façam mais provas assim”, afirmou ele.

Ao longo do mês de julho, toda a programação do Santana Verão contou com um investimento de cerca de R$ 600 mil. Futlama, vôlei de praia e torneios de futebol de campo (masculino e feminino) marcaram os finais de semana.

“No ano passado, realizamos essas modalidades de esportes aquáticos, e me comprometi a fazer novamente este ano. Um circuito que promove a competição e deu certo. Muita gente participando, das equipes, e aproveitamos para utilizar nossa potencialidade natural do rio Igarapé da Fortaleza. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou o prefeito Bala Rocha.

A natação também foi destaque, com Fátima Leide, de 66 anos, conseguindo com mérito finalizar a prova entre as primeiras colocações. No masculino, Evandro da Costa ficou em primeiro lugar.

“Estou muito feliz, porque nadar é vida, é saúde. Parabéns a todos da organização. Foi muito linda essa prova de natação. Espero ano que vem estar aqui novamente”, afirmou Fátima Passos.

Nilson Chagas, secretário de Cultura de Santana, afirmou que a programação foi considerada um sucesso.

“Uma avaliação muito positiva de toda a programação. Foi um sucesso e todos estão de parabéns”, finalizou.

Os vencedores de cada categoria e modalidade receberam troféus e medalhas como premiação.

Festival de pipas

Ainda como parte da programação, o Festival de Pipas atraiu mais de mil crianças e adolescentes ao bairro Acquaville. Houve um concurso para quem produzia a menor e a maior pipa no menor tempo. Além disso, foram distribuídas mais de 200 pipas e linhas.

Imagem: acervo PMS – Foto: Criysiano Mendes.

“Sucesso! É a única palavra para definir a grandiosidade do evento. Uma área livre, onde os participantes puderam empinar suas pipas tranquilamente e foi muito lindo. Isso é a demonstração de que o Santana Verão foi um sucesso”, disse Biraga Rocha, secretário de Esporte e Lazer de Santana.

Jonhwene Silva
Assessor de Comunicação/Prefeitura de Santana