’Saúde com Agente’: Prefeitura de Santana entrega tablets e uniformes para agentes de saúde e de endemias

17 de junho de 2023

Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

Desde o início da gestão do prefeito Sebastião Bala Rocha, uma das prioridades tem sido reestruturar e reorganizar a rede municipal de saúde. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde tem se empenhado em proporcionar à população um melhor acesso aos serviços e uma assistência de qualidade.

Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

Dando continuidade a esses avanços, ocorreu nesta sexta-feira, 16, a cerimônia de conclusão do Projeto Saúde com Agente, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS).

O projeto consiste em um curso online de 10 meses, com práticas presenciais supervisionadas pelos preceptores, realizado no território de atuação dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE). Um total de 109 profissionais foram capacitados, o que é um feito inédito para o município.

Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

Durante o evento, foram entregues novos uniformes para os agentes comunitários de saúde, visando melhorar suas condições de trabalho. Os kits contêm camisas, coletes e chapéus com proteção solar, além de aparelhos de pressão arterial e esfigmomanômetros.

Também foram entregues 303 novos tablets. A nova ferramenta permitirá a implantação do prontuário eletrônico e do Programa Previne Brasil, atendendo às exigências do Ministério da Saúde.

Camisetas e coletes para compor o uniforme. Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

A aquisição do material foi possível graças a uma emenda parlamentar dos senadores Randolfe Rodrigues, João Capiberibe e Janete Capiberibe, além de recursos próprios da Secretaria de Saúde do município, totalizando um investimento de R$ 784.467,00.

Prefeito Sebastião Rocha. Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

“Estamos procurando cada vez mais recursos para investir nesta área. Atender bem a população, principalmente a mais carente é prioridade”, pontua o prefeito Bala Rocha.

O agente Marcelo Cardoso comemorou a aquisição, afirmando: ” Há muito tempo isso não acontecia, e estou me sentindo valorizado como profissional”.

Secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira. Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, também destacou que “essa entrega demonstra que o município está investindo na qualificação e melhoria dos indicadores de saúde”, afirmou Ithiara.

SEMSA | Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Santana.

Última modificação: 17 de junho de 2023