Santana Sabores: festival abre ‘portas’ para o protagonismo de mulheres empreendedoras

4 de dezembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Evelyn Andrade.

Encerrou neste domingo, 3, o Festival “Santana Sabores”, que durante três dias, trouxe para a Praça do Fórum, a autenticidade da gastronomia regional, além de cultura, lazer e o trabalho de mulheres empreendedoras.

Dona Elisângela Nunes começou a trabalhar como artesã recentemente e descobriu que tem talento para isso. É a primeira vez que ela expõe as criações no evento, dando um novo sentido à sua vida. O trabalho manual é feito em garrafas de vidro.

Acervo Prefeitura de Santana.

“Eu estava sofrendo com ansiedade e depressão, então surgiu a ideia de trabalhar com artesanato. Faço enfeites em vidro, me identifiquei com o artesanato e estou gostando bastante”, disse a artesã.

Com base em dados do IBGE, até o terceiro trimestre de 2022, o Brasil contava com mais de 10 milhões de mulheres donas de seus próprios empreendimentos. A maioria delas iniciou o próprio negócio por necessidade, segundo a pesquisa.

Realização de sonhos

A pandemia de Covid-19 fez com que o sonho de Raira Miranda, sócia proprietária de um empreendimento no ramo de papelaria, adormecesse. A empreendedora relata que a ideia de montar a papelaria surgiu em 2020, visando arrecadar dinheiro para realizar o tão desejado casamento. No entanto, devido à pandemia, ela não conseguiu encontrar fornecedores. O sonho ficou em espera por alguns anos e despertou há pouco mais de dois meses. Com a ajuda do esposo e da sócia, os três agora visitam praças e eventos, comercializando os produtos.

Acervo Prefeitura de Santana.

“Estávamos planejando nosso casamento e até compramos alguns itens de papelaria para juntar dinheiro. Mas, no meio da pandemia, não conseguimos encontrar fornecedores, então paramos. Agora, estamos retomando o trabalho e todos os finais de semana estamos em praças diferentes oferecendo nossos produtos”, contou Raira.

O prefeito Sebastião Bala Rocha destaca que um dos principais objetivos do festival é impulsionar a economia da cidade, com foco nos microempreendedores.

“Durante o Santana Sabores, queremos que as pessoas encontrem oportunidades para ganhar dinheiro, vender e voltar para casa com o bolso cheio, seja no artesanato ou em outras atividades realizadas pelos nossos microempreendedores”, afirmou.

O festival “Sabores de Santana” chegou este ano à 3ª edição. O circuito gastronômico iniciou na sexta-feira, 1º, e encerrou neste domingo, 3, com a participação de 17 estabelecimentos, entre churrascarias, restaurantes, lanchonetes, bares e docerias.

O evento compõe a programação de aniversário de 36 anos do município de Santana.

Luana Silveira
Assessora de Comunicação