Santana Cidade Inteligente: Prefeitura lança Cadastro Multifinalitário e dá início a sistema de informações centralizado no município

24 de outubro de 2022

Foto: Crysiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

Nesta segunda-feira, 24, a Prefeitura de Santana, através das secretarias Municipais, de Fazenda, de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação, lançaram o Cadastro Multifinalitário do município. O sistema integra um conjunto de ações que fazem do projeto “Santana Cidade Inteligente”, e prevê melhorias no campo tecnológico num curto espaço de tempo na cidade.

O Cadastro Multifinalitário é uma ferramenta da web que possibilita a melhoria da gestão pública, promovendo a excelência em atendimentos e ações. Além disso, possibilita a obtenção de resultados de programas sociais, de políticas públicas desenvolvidas com dados seguros e atuais. De acordo com o prefeito Bala Rocha, o projeto “Santana Cidade Inteligente”, irá possibilitar avanços significativos nos próximos anos.

“O cadastro multifinalitário é o primeiro passo de uma gama de ações que vão possibilitar o avanço do município nos próximos anos. Por exemplo, a possível usina de energia do município que vai possibilitar a diminuição de custos com energia, iluminação pública toda em led, internet gratuita em locais públicos. Ou seja, são uma série de ações que iniciam a partir de agora”, disse.

Foto: Crysiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

A plataforma de Cadastro Territorial Multifinalitário, permite a integração de dados coletados em campo. Com isso possibilita a visualização de ofertas e demandas dos serviços públicos. O sistema com informações georreferenciadas, aposta na tecnologia para avanços na capacidade de administração municipal, com isso promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Jesus Vidal, secretário de Fazenda, explicou a importância da ferramenta.

“É um avanço, porque vamos concentrar informações importantes do município. São mapas, croquis e outras ferramentas que possibilitam informações da cidade. No campo imobiliário, por exemplo, as pessoas poderão acessar informações de um lote de terreno, sem sair de casa”, afirmou.

Foto: Crysiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

Helder Lima, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação, (SEMDUH), explicou detalhadamente os avanços que os munícipes terão nos próximos anos.

“Santana Inteligente”, um projeto que atenderá todo o município por meio do cadastro multifinalitário. A ideia é atualizar as informações, seja ela geográfica, de infraestrutura, imobiliária e econômica. Teremos equipes em campo coletando as informações e hoje contamos com 21 mil cadastros, com este sistema os números serão maiores, com uma expectativa de 41 mil novos cadastros. Isso vai resultar no aumento da arrecadação. O sistema permite gerar mapas cartográficos atualizados e vai nos ajudar a identificar problemas sociais, finalizou Helder de Lima.

Jonhwene Silva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santana.

Última modificação: 24 de outubro de 2022