Profissionais da saúde participam de capacitação para o tratamento do tabagismo

20 de julho de 2021

Fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes. Eles têm menor resistência física, menos fôlego, envelhecem mais rapidamente e, além disso, fumantes são mais vulneráveis a infecções provocadas pela covid-19. Por esses motivos, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) iniciou o resgate de ações do Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo no município e realizou nesta quarta-feira, 20, uma capacitação para abordagem e tratamento do tabagismo na Rede SUS.

Participaram do treinamento profissionais da saúde que atuam na Policlínica Drº Alberto Lima e no Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), unidades que serão referência para a oferta do tratamento aos que desejam parar de fumar. A capacitação foi conduzida pela psicóloga Adriane Cavalcante, que falou sobre o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, protocolo clínico e diretrizes terapêuticas do tabagismo.

A psicóloga destacou a importância da qualificação das equipes de saúde para o controle e combate ao tabagismo, capazes de alcançar resultados significativos para a saúde da população. “A capacitação desses profissionais busca retomar o protocolo de tratamento e a prevenção ao tabagismo nas unidades básicas”, disse.

Para o médico da Estratégia da Saúde da Família, Arnaldo Nunes, o treinamento foi importante para tornar os profissionais da saúde aptos para a abordarem esse tema com o público alvo. “A atenção básica é fundamental nesse acompanhamento da pessoa fumante, pois apenas o uso de medicamentos não é eficaz, é preciso conversa e incentivo”, comenta o médico.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e contribui para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos mortais. O Programa de Controle do Tabagismo visa reduzir a prevalência de fumantes e a morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 20 de julho de 2021