Prefeitura e parceiros realizam testes rápidos para diagnóstico da Covid-19

3 de fevereiro de 2021

A Prefeitura de Santana com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), em parceria com o Grupo Madre Tereza iniciam nesta quinta-feira (04) um mutirão de testagem rápida para o diagnóstico da Covid-19 no município. Serão ofertados 800 testes rápidos a pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam sintomas da doença.

A ação ocorrerá no período de 04 a 12 de fevereiro, em dias úteis de 9h às 11h e 14h as 17h no Sindicato dos Servidores Municipais de Santana, localizado na avenida Castelo Branco, 2381, no bairro Paraíso. Para realizar o teste é necessário apresentar um documento de identidade, CPF e cartão do SUS.

“Esta é uma ação de saúde pública com foco no diagnóstico de novos casos da Covid-19, para que possamos orientar e encaminhar ao tratamento. Essa triagem é importante para que outras pessoas não sejam contaminadas pelo vírus”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira.

Os testes rápidos serão realizados por profissionais do Centro Laboratorial do Município (CELAB), com auxílio técnico de alunos dos cursos de Análises Clínicas e Enfermagem do Grupo Madre Tereza, supervisionados por biomédicos, farmacêuticos e servidores da Secretaria Municipal de Saúde, que validarão todos os resultados. A instituição tem atuado em parceria com a prefeitura desde o início da pandemia na mobilização para o enfrentamento da Covid-19. “A testagem é importante no mapeamento do status imunológico da população, e nos dá informações que auxiliam a definir estratégias preventivas e de contenção da Covid-19”, enfatiza a biomédica Letícia Diniz, coordenadora de Cursos Técnicos da instituição.

Sintomáticos – É importante destacar que pessoas que apresentam qualquer sintoma devem procurar a Unidade Sentinela Maria Tadeu que atende 24h, localizada a travessa Juscelino Kubitschek com a avenida Castelo Branco, 529, no bairro Paraíso. A unidade é referência no atendimento e acompanhamento dos casos da Covid-19 no município.

Comunicação/Prefeitura de Santana

Última modificação: 3 de fevereiro de 2021