Prefeitura de Santana vacina contra sarampo e influenza de casa em casa

13 de julho de 2021

A Prefeitura de Santana permanece com as ações de vacinação contra o sarampo e a influenza (gripe) e nesta semana realiza uma varredura vacinal pelos bairros do município. A busca ativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) com apoio de equipes de vacinadores da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que percorrem ruas e avenidas imunizando a população de casa em casa.

As equipes de saúde atualizam a caderneta de vacinação com a dose da influenza, para crianças acima de 6 meses e adultos de qualquer idade. Para a vacina contra o sarampo (tríplice viral), o foco é imunizar crianças de 9 a 15 meses para a primeira dose e 15 meses a 6 anos para a segunda dose; e adultos de até 59 anos que nunca completaram as duas doses do imunizante.

No bairro Jardim de Deus, a dona de casa Alcione Gomes, grávida de cinco meses ainda não havia vacinado contra a gripe e aproveitou a visita domiciliar para atualizar a caderneta de acompanhamento pré-natal. “Importante o que vocês estão fazendo, principalmente para nós que moramos longe de unidade de saúde”, disse a moradora.

A secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira, explica que o município tem realizado uma série de ações, como a vacinação itinerante nos bairros e agora, a busca ativa de casa em casa, para reforçar a cobertura vacinal. “É importante que população se vacine contra a gripe, para garantir a proteção contra o vírus influenza, prevenindo possíveis agravamentos e mortes pela doença, e contra o sarampo, para que o município faça o devido bloqueio vacinal, evitando a transmissão da doença que é altamente contagiosa”, destacou.

Para a imunização contra a Influenza, a meta é vacinar 90% do público estimado de 40.982 mil pessoas em Santana. Até o momento, 22.432 mil doses foram aplicadas, o que corresponde a 53,6% do total de pessoas a serem imunizadas. Importante lembrar que as vacinas também estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 13 de julho de 2021