Prefeitura de Santana realiza tratativas para a composição do comitê intersetorial da Busca Ativa Escolar

4 de abril de 2022

Na manhã da ultima sexta-feira, 1, representantes do Conselho da Criança e do Adolescente, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, estiveram dialogando sobre a execução do Programa Busca Ativa Escolar.

A Coordenadora Operacional do Programa, Solange Silva apresentou a ferramenta tecnológica e o sistema da plataforma Busca Ativa Escolar aos presentes e detalhou o seu funcionamento. “Através da plataforma da Busca Ativa, conseguimos obter informações sobre o cenário educacional do município. Dentro do sistema, fazemos a criação de alerta na plataforma onde se pode acompanhar os casos dos alunos que estão fora da escola e realizar a rematrícula dessas crianças, supervisionando o andamento da Busca Ativa”,  frisou.

A equipe da Busca Ativa a escolar é organizada pelo comitê gestor, comitê intersetorial e equipes das escolas. O comitê intersetorial é composto por representantes de diversas esferas sociais, atuantes no trabalho social e escolar, que são parceiros da educação.

“É necessário, termos essa parceria, pois através dela conseguimos identificar quem são as crianças que não estão frequentando as aulas, e trabalhar metodologias com os pais e as unidades escolares para trazer essas crianças de volta para a escola”, afirmou Solange.

Durante a reunião foi apresentada a visão geral do município em relação os alertas criados na plataforma, mostrando os dados de rematrículas realizadas desde o ano de 2021. A equipe da Busca Ativa está trabalhando para receber o selo unicef que é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Renata Rodrigues

Secretaria Municipal de Educação