Prefeitura de Santana realiza ação de saúde para celebrar Dia Nacional do Homem

15 de julho de 2023

Foto: Evelyn Andrade | Acervo PMS.

Na manhã deste sábado, 15, centenas de homens foram até o Centro Especializado em Reabilitação Mário Dias Tavares (CER), em Santana, para a ação de saúde em alusão ao Dia Nacional do Homem.

Na ocasião, foram ofertadas consultas médicas de várias especialidades, e ainda, assessoramento jurídico e atendimentos voltados ao Cadastro Único.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Santana, Léa Soryana, afirma que o papel da secretaria é ofertar ações como essa, a fim de cuidar da população, principalmente de forma preventiva.

Foto: Evelyn Andrade | Acervo PMS.

“O sentimento é de gratidão por este momento, quero agradecer ao prefeito Bala Rocha e a vice-prefeita, Isabel Nogueira, porque é uma gestão muito sensível e que se preocupa com a saúde da população. Hoje nós tivemos uma equipe de profissionais da saúde, fazendo o atendimento dos homens do nosso município. Quem ama cuida e a prevenção é sempre a melhor saída”, disse a secretária.

O diretor do Centro de Reabilitação, Newton Ribeiro de Souza, conta que, recentemente, realizou um levantamento do quantitativo de atendimentos por gênero e afirma que as mulheres ainda são as que mais buscam por serviços de saúde. Mas se engana quem pensa que o público masculino não se cuida:

“As mulheres são maioria, mas é uma diferença bem pequena. Digamos que 55% dos atendimentos seja para as mulheres e 45% para os homens. E isso se dá devido ao trabalho que a maioria dos homens desenvolve no município, que são trabalhos manuais, ou seja, eles tendem a sofrer mais com problemas na coluna, artrose e AVC por conta do estresse”, explicou o diretor.

Parceiros
O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Santana, por intermédio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Santana, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); Secretaria de Assistência Social (Semasc); Centro de Atendimento à Mulher e à Família (CAMUF); Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM); Marinha e Exército do Brasil.

O médico Rubens Tavares, guarda da Marinha do Brasil, cedido pela Capitania dos Portos do Amapá, reitera a parceria entre a Prefeitura de Santana e a Capitania dos Portos para atender ao chamado da população:

“A gente sabe que muitas vezes, os homens são os últimos a procurarem por atendimentos, mas hoje nós estamos vendo que há uma boa demanda, eles estão chegando a todo momento”, destacou o médico.

O senhor Antônio Francisco Dias procurou o centro e relata que a ação veio em boa hora, já que a população precisa constantemente de assistência de saúde:

“Eu vim aqui para participar dessa ação, que é de grande ajuda para a população que vem em busca de atendimento médico. É uma boa para fazer os exames de rotina, para uma consulta de fisioterapia, e acaba sendo mais rápido também”, disse Antônio.

Sobre o Centro
O Centro de Reabilitação atende pacientes com demandas de média complexidade, ou seja, envolve atendimento direcionado para áreas como pediatria, ortopedia, cardiologia, oncologia, neurologia, ginecologia, oftalmologia entre outras especialidades. Mensalmente, o Centro Mário Dias recebe entre 5.800 e 6 mil pacientes.

Até o final desta tarde, a coordenação do CER informou que mais de 900 homens buscaram pelos atendimentos no dia de hoje. O número exato será divulgado até terça-feira, 18.

Luana Silveira | Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santana

Última modificação: 15 de julho de 2023