Prefeitura de Santana lava as vias da cidade para prevenir o avanço do coronavírus

30 de março de 2020

Como forma de prevenção contra o coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Santana, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (CAESA), segue realizando o processo de desinfecção em diversos espaços públicos que desenvolvem atividades essenciais durante o decreto de isolamento social. O município foi o primeiro do Estado a adotar medidas de higienização pública.

Durante a ação noturna da última quinta-feira (26), o prefeito Ofirney Sadala, o promotor de justiça, Adilson Garcia, da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo de Santana e o Secretário Municipal de Serviços Públicos e Urbanos (SEMOP), Juscelino Alves, acompanharam a desinfecção.

O Prefeito Ofirney Sadala ressaltou que essa é mais uma medida para o enfrentamento do coronavírus. “O cronograma de higienização continua principalmente na frente de pontos essenciais de maior fluxo de pessoas. Por isso, intensificamos os serviços de prevenção, monitoramento e controle da doença na cidade”, informou o gestor.

Segundo o promotor de Justiça Adilson Garcia, diante da situação de emergência do Covid-19, um determinado valor da indenização da empresa Anglo Ferrous, que corresponde aos transtornos urbanos e ambientais causados com o desabamento do porto no município, será utilizado para ajudar autônomos que paralisaram suas atividades. “Estamos trabalhando para liberar recursos do TAC, que diante dessa pandemia o mais importante é cuidar das vidas humanas, isoladas em casa e precisando de alimentos,” concluiu Adilson Garcia.

Prefeito Ofirney e promotor Adilson Garcia concendem entrevista

Embora no município, até o momento, não possua nenhum caso confirmado, essa é mais uma medida preventiva adotada para conter a disseminação do vírus. Mesmo assim, o caminhão pipa faz a higienização com 20 mil litros de água e produtos específicos (dicloroisocianurato anidro- Cloro) em frente à Policlínica Maria Tadeu (Centro de Operações Emergenciais do Covid-19); complexo da PMS; hospital; farmácias; supermercados; agências bancárias; área portuária; 4° BPM; postos de combustíveis; e conforme o cronograma.

O cidadão que sentir possíveis sintomas do Covid-19, deve imediatamente ligar para a equipe de saúde (99120-9095) ou procurar a Policlínica Maria Tadeu, referência no atendimento aos casos suspeitos.

Última modificação: 26 de setembro de 2020