Prefeitura de Santana e parceiros realizam a primeira edição da Expotec Jovem Qualificado

11 de março de 2023

Na oportunidade, também teve o início das inscrições de 120 vagas para curso de huawei ict academy – inteligência artificial e Curso de Instalação e Manutenção de Equipamentos Elétricos

A Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal Extraordinária de Juventude e a Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Huawei e Universidade Federal do Amapá, realizaram na manhã da sexta-feira (10), a Expotec Jovem Qualificado, que teve o principal objetivo de despertar curiosidade da juventude santanense.

“Eventos como esse são de suma importância para a juventude santanense, porque desperta a curiosidade e instiga o jovem a querer estar se capacitando e se qualificando cada vez mais para o mercado de trabalho. É importante criar possibilidades para que nossa juventude tenha contato direto com a tecnologia, com o conhecimento, com a informação e a inovação, deixando de fato, o jovem do nosso município informado com o que está acontecendo no mundo, para que assim os nossos jovens estejam qualificados para concorrer nas melhores vagas do mercado de trabalho.” destacou Yara Lorrane, Secretária Municipal de Juventude.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), trouxe para os participantes três workshops, sendo eles; Workshop de Administração e Workshop Inteligencia Artificial, ambos com certificação para os participantes e uma exposição de elétrica realizada pelos alunos da universidade. Simone de Almeida Delphim Leal, coordenadora do Projeto HCIA-ICT Academy UNIFAP, destacou a importância e disse estar feliz em ver os jovens de Santana participando de eventos como esse.

“Este momento é muito importante, não só pelo curso e pela oportunidade, e sim por ver em vocês o interesse e a vontade de participar desses momentos, desde já, desejamos a todos vocês muito sucesso nesse e em vários outros projetos que virão. E sempre lembrar que a Universidade Federal do Amapá, está sempre à disposição para receber vocês.” disse a coordenadora do Projeto HCIA-ICT Academy UNIFAP.

Imagem: acervo PMS.

Foi criado no ano passado pela Prefeitura de Santana, a Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação, como um instrumento para a viabilizar que o desenvolvimento do município tanto do ponto de vista tecnológico, quanto do ponto de vista humano, fosse fortalecido para articulação de políticas inovativas. Segundo Daniel Chaves, secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“A Expotec Jovem Qualificado, é a nossa primeira entrega que fazemos em parceria com a Secretaria de juventude, UNIFAP e a Huawei. Nós pretendemos realizar uma série de outras entregas nesse sentido, visando integrar o que é o desenvolvimento humano, com a máxima tecnologia, conectando oportunidades, agregando valores e principalmente; beneficiando a população do município.” enfatizou Chaves.

Na oportunidade, também teve o início das inscrições de 120 vagas para o curso de huawei ict academy – inteligência artificial e curso de instalação e manutenção de equipamentos elétricos, esses cursos serão realizados pela UNIFAP em parceria com a Prefeitura de Santana, para os jovens do município.

Os interessados poderão realizar as inscrições na Casa da Juventude (CAJU), a partir da segunda-feira (13), pela manhã das 08h às 13h, e a tarde, das 14h às 18h.

Éden Pacheco| Assessoria de Comunicação Prefeitura de Santana

Última modificação: 11 de março de 2023