Prefeitura de Santana atua na recomposição das aprendizagens dos alunos no pós-pandemia

22 de julho de 2022

O município de Santana, está trabalhando na recomposição e recuperação das aprendizagens, em escolas que atendem ao público do 2º ao 5º ano do ensino fundamental I. Para reverter o atual quadro o qual o ensino municipal se encontra – não alfabetizado –, a Prefeitura, com base nos resultados da avaliação diagnóstica e de fluência leitora, realizadas no início deste ano e, nos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (SISPAEAP) realizado em 2021, desenvolveu estratégias para melhorar os índices educacionais e de alfabetização do município.

A Colônia de Férias: Diversão e Alfabetização em Santana, surgiu para abordar a educação e alfabetização de forma mais atrativa, buscando despertar cada vez mais o interesse das crianças pela leitura e estudos. Com muita dedicação, os servidores que atuam na educação municipal, prepararam as escolas para receber os alunos previamente selecionados de acordo com seus níveis de desenvolvimento.

As famílias abraçaram a colônia de férias e o resultado são escolas cheias de crianças buscando aprender mais e entusiasmadas com as atividades elaboradas para esse momento, que serão consolidadas para aperfeiçoamento durante o ano letivo, onde cada um dos alunos é protagonista do seu aprendizado, de forma dinâmica e satisfatório.

Todas as escolas envolvidas com o projeto, receberam da Secretaria Municipal de Educação (SEME), materiais com orientações metodológicas para a realização das atividades, proporcionando aos professores e demais agentes educacionais, uma visão diferenciada da prática de sala de aula, oferecendo novas abordagens e enfoques variados dos conteúdos de alfabetização.

Logo de início, os alunos são recebidos com uma acolhida calorosa que conta com música, brincadeiras e dinâmicas variadas. Em seguida, são realizadas as atividades em sala de aula que contam com momento de leitura, atividades de sistematização que abrangem jogos silábicos, nome das frutas e nome próprio; atividades de alfabetização como o bingo das palavras e som, letras escondidas, bambolê de palavras, também há o momento recreativo, onde são feitas brincadeiras ligadas a alfabetização.

Durante o desenvolvimento das atividades, o guia leitor, auxilia individualmente os alunos no processo de alfabetização, identificando aqueles que possuem maiores dificuldades, traçando metas específicas para cada aluno.

O ambiente escolar foi completamente repaginado para ter um ar mais alegre e divertido para as crianças, com decorações coloridas e com muito brilho. Nas áreas externas encontram-se painéis de boas-vindas, com frases de incentivo e valorização, as salas de aula estão identificadas com nomes afetivos e que remetem ao bem-estar.

Renata Rodrigues

Assessoria de Comunicação e Imprensa