Outubro Rosa: Semduh promove ação alusiva à campanha de prevenção ao câncer de mama

20 de outubro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) realizou na manhã desta quinta-feira, 19, um encontro entre servidores e convidados para discutir a campanha “Outubro Rosa”, mês dedicado ao combate e conscientização do câncer de mama.

O titular da Semduh, Helder de Lima, ressaltou a importância do evento para a saúde das servidoras.

“Hoje, 19 de outubro, data que marca a celebração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, é realizado esse evento de grande importância para conscientizar sobre a saúde das mulheres e, nós, da Semduh, preparamos este momento para falar sobre os cuidados e a importância do autocuidado”, destacou.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

A Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Santana, Léa Soryana, que também participou da ação, expressou sua satisfação por estar presente e oferecer uma palestra aos participantes.

“Estamos felizes por poder estar aqui, compartilhando informações importantes para as mulheres e também para os homens, uma vez que o câncer de mama também afeta o sexo masculino. O cuidado deve ser uma preocupação de todos. Parabéns à Semduh por promover este encontro informativo para todos.”

A equipe da Semduh aderiu à campanha, usando camisetas cor-de-rosa, como uma maneira de destacar a importância dessa iniciativa que aborda cuidados e prevenção do câncer de mama.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele. É a principal causa de morte entre as mulheres no país. O autocuidado é de suma importância, incluindo o autoexame da mama, observando sinais como ressecamento, aparência semelhante à casca de laranja, vermelhidão e secreção, que podem indicar um possível câncer mamário. É essencial fazer consultas médicas anuais e realizar ultrassonografias ou mamografias regularmente.

Keila Góes

Assessoria de Comunicação/Semduh