Novo serviço de saúde em Santana visa agilizar diagnóstico de autismo

3 de maio de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

Na busca por melhorias na saúde e diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o município de Santana, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou na quinta-feira, 3, o serviço “Ação Diagnóstico de Autismo”, apoiada pelo prefeito Bala Rocha, em parceria com a equipe técnica da pasta. O objetivo principal é reduzir a fila de espera para avaliação diagnóstica do TEA na região.

Acompanhado por profissionais e autoridades, o prefeito visitou o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) para dar início a este importante projeto. Voltado para pacientes que estão aguardando na lista de espera do CAPSi e CER, o projeto “Ação Diagnóstico de Autismo” tem previsão de encerramento até dezembro de 2024.

Acervo Prefeitura de Santana.

Em sua declaração, Bala Rocha enfatizou a relevância desta iniciativa para a comunidade santanense, destacando: “Este serviço é crucial para diminuir a angustiante fila de espera enfrentada por muitas famílias que buscam o diagnóstico do TEA para seus filhos. Com essa ação, estamos comprometidos em proporcionar uma resposta mais rápida e eficiente às necessidades de nossas crianças, garantindo que recebam o apoio necessário o mais breve possível.”

O atendimento será baseado na lista de espera do CAPSi e CER, e os pacientes que precisarem de avaliação diagnóstica e não estiverem na lista de espera são encorajados a procurar os Centros e realizar seu cadastro. Cada usuário passará por um processo personalizado, composto por cinco sessões, incluindo anamnese, exame clínico psicológico, exame clínico fonoaudiológico, exame clínico de terapia ocupacional ou fisioterapia, e consulta com psiquiatra.

Esta abordagem individualizada visa garantir que cada criança receba a atenção necessária para seu desenvolvimento e bem-estar.

Prefeitura de Santana

Última modificação: 5 de maio de 2024