Escola Municipal Nossa Senhora dos Navegantes é entregue à comunidade da Área Portuária toda revitalizada

21 de novembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Na última quinta-feira, 16, a Prefeitura de Santana, juntamente com a Mitra Diocesana, realizou a entrega da Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora dos Navegantes à comunidade do bairro Área Portuária, totalmente revitalizada.

A unidade passou por pintura, reparos no piso, na rede hidráulica e elétrica. Foram instaladas unidades de ar-condicionado, ampliados os banheiros e realizada a reforma do palco localizado no pátio da instituição.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“Esta revitalização é fruto da parceria entre a Prefeitura e a Igreja Católica, que disponibilizou a área para o funcionamento da escola e revitalizou toda a estrutura física do local. O prédio é alugado para a PMS e está em ótimas condições para que possamos oferecer educação com qualidade. Como prefeitura, estamos comprometidos em adquirir um terreno para construir uma escola no bairro”, afirmou o Prefeito Bala Rocha.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Atualmente, a E.M.E.B Nossa Senhora dos Navegantes atende cerca de 500 alunos, do 1° ao 2° Período da Educação Infantil e do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Foi fundada em 2001 por um grupo de mulheres residentes no bairro, inicialmente para atender a um público de 75 crianças na Educação Infantil.

A luta pela implantação e criação da escola começou um ano antes, com o trabalho do professor Domingos Souza da Silva, responsável por levantar a quantidade de crianças que estavam fora da sala de aula.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Em 2002, a Secretaria Municipal de Educação passou a arcar com as despesas da instituição, e em 2005, ela se tornou um anexo da E.M.E.B Iranilde Araújo, no bairro Vila Amazonas, período em que foi ampliada para atender, na época, 230 alunos.

No dia 2 de maio de 2007, através de decreto municipal, a Escola Nossa Senhora dos Navegantes foi regulamentada. Hoje, atende principalmente à comunidade do bairro Área Portuária.

Renata Rodrigues
Secretaria Municipal de Educação