Em Santana, Secretaria da Mulher recebe doação de cabelo para uma vítima de escalpelamento

17 de outubro de 2023

Júlia Letícia fez a doação de seu cabelo, para uma vítima de escalpelamento.
Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Diana Castelo.

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPMS), recebeu na tarde da segunda-feira, 16, uma doação de cabelo natural para a confecção de uma peruca destinada a uma vítima de escalpelamento.

A doadora foi a pequena Júlia Letícia, aluna da escola Jardim de Deus – Orvalho de Hermon, que já planejava realizar a doação desde o mês de agosto, quando várias ações de combate e prevenção a esse tipo de acidente estavam ocorrendo no município. A Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Léa Soryana, conta que a menina viu a movimentação da campanha em prol das mulheres ribeirinhas, vítimas do escalpelamento, e se sensibilizou com a causa.

“Ela viu a nossa campanha para essas vítimas e disse à mãe que queria doar o cabelo. Nós achamos uma atitude louvável, porque você deve doar o seu amor ao próximo, se preocupar com o próximo, e a Júlia, sendo uma criança, se comoveu com as vítimas do acidente e fez a doação”, relatou a secretária.

O cabelo será entregue na tarde desta terça-feira, 17, à presidente da Associação de Mulheres Ribeirinhas Vítimas de Escalpelamento da Amazônia, para a produção da peruca, que já tem destinatária.

Este ano, o encerramento da campanha do Agosto Lilás contou com a distribuição de diversos kits higiênicos para ribeirinhas que sofreram escalpelamento. Os kits foram doados pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com o Grupo Unilever, por articulação do prefeito Bala Rocha, da secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Santana, Léa Soryana, do deputado federal José Augusto Puppio e da ativista social Ester de Paul

Aqueles interessados em realizar doação de cabelo podem se dirigir ao Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), localizado na Avenida São Paulo Apóstolo, nº 932 – Paraíso, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados, das 08h às 13h.

“Eu peço à comunidade que queira doar o seu cabelo que vá até o CRAM. Doar é um ato de amor ao próximo, e a peruca é muito importante para elevar a autoestima dessas pessoas”, concluiu Léa Soryana.

Luana Silveira

Última modificação: 21 de outubro de 2023