Prefeitura Municipal de Santana

Semana do Bebê reforça a importância e o cuidado da higiene bucal em crianças

17 de outubro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana.

Objetivo é fortalecer ações relacionadas ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança no município

Na manhã desta segunda-feira, 16, a Casa da Hospitalidade recebeu a equipe de saúde bucal da Prefeitura de Santana, que realizou uma capacitação direcionada aos cuidadores das crianças que residem no local. O objetivo foi orientar e melhorar a qualidade da escovação e higiene oral dos acolhidos, a fim de prevenir doenças que acometem a boca, como cáries e inflamações orais, proporcionando sorrisos saudáveis às crianças.

Além da capacitação, foram distribuídos kits de saúde bucal, aplicação de flúor, compartilhadas orientações preciosas sobre higiene oral, fortalecendo assim o compromisso com o bem-estar infantil.

“É importante falar sobre saúde bucal para crianças da primeira infância porque temos um índice alto de crianças com cáries. Então, é preciso trabalhar a higienização correta desde o início e prevenir a perda precoce de dentes. Além de aprimorar esses cuidadores para que possam realizar com mais facilidade e exatidão os cuidados orais, sobretudo em crianças com necessidades especiais”, explicou Juliana Vitória, dentista e chefe do departamento Saúde Bucal do município.

Acervo Prefeitura de Santana.

Para a cuidadora Elaine Sanches, que trabalha na casa da Hospitalidade há mais de 12 anos, essa capacitação e acompanhamento tem sido fundamental para a qualidade de vida das crianças. “Estou achando muito bom. As orientações fazem com que a gente possa melhorar nos cuidados das crianças que não conseguem realizar a limpeza do dente sozinha.  Sem machucar e sem acontecer nenhuma intercorrência. Às vezes, a criança só precisa ser entendida para haver a interação, eu fico muito feliz com isso”, finalizou.

A ação faz parte da programação da Semana do Bebê, que acontece de 14 a 21 no município.

A Semana do Bebê é uma iniciativa do Programa Selo UNICEF como forma de estratégias de mobilização social pela primeira infância. Visa a fortalecer o compromisso de melhoria as condições de vida de crianças e suas famílias, implementando e aprimorando programas e políticas de atenção à infância e, ressaltando que a garantia de direitos é uma tarefa de toda a sociedade.

 

Eliane Vidal

Assessoria de Comunicação/SEMSA

Última modificação: 17 de outubro de 2023

Comments are closed.