Dose de esperança: equipe de saúde inicia vacinação contra Covid-19 em áreas rurais e quilombolas

29 de março de 2021

Há localidades em que profissionais de saúde precisam se deslocar para levar proteção à população. É o caso de distritos rurais do município de Santana, em que o deslocamento até postos de vacinação da cidade é mais difícil. No último final de semana, a Prefeitura de Santana iniciou a imunização contra a Covid-19, em moradores que residem em comunidades rurais e quilombolas, localizadas nos distritos do município.

A dose de esperança foi levada pela equipe da volante terrestre do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) da Prefeitura de Santana. As primeiras comunidades visitadas foram, Matão I e II do Piaçacá, Ramal do Felix, Vai Quem Quer, Massaranduba, São Benedito, São Sebastião, Santa Olívia, Conceição, Santo Antônio, Simião e São Raimundo do Maruanum, pertencentes aos distritos de Piaçacá e Igarapé do Lago.

A cada dose aplicada contra a Covid-19, era uma família a menos preocupada. Dona Maria Rodrigues, de 65 anos, mora no Ramal da Piaçacá II, vive do plantio de hortaliças e passou a ir poucas vezes à cidade com medo do vírus. Ela aguardava ansiosa pela equipe de saúde. “Assim como eu tomei, eu espero que todo mundo seja vacinado”, disse moradora.

Em São Sebastião do distrito Igarapé do Lago, comunidade remanescente de quilombo, a equipe de saúde imunizou moradores quilombolas a partir de 30 anos e idosos  a partir de 60 anos. “Eu estou muito feliz que tomamos a primeira dose da vacina e tenho fé em Deus que essa dose veio para livrar nossa comunidade dessa doença”, comemorou a moradora Rutinéia Lao, de 66 anos.

Na sede da comunidade quilombola Igarapé do Lago, área situada às margens do rio Vila Nova, a Polícia Militar se juntou à equipe na missão e auxiliou na organização, para que vacinação ocorresse com tranquilidade. Foram vacinados moradores com mais 60 anos e quilombolas a partir de 30 anos de idade na localidade.

Em algumas localidades rurais, o acesso foi por embarcação. Na comunidade de Santa Olívia, moradores com idade a partir de 60 anos foram imunizados. Um alívio para as famílias que vivem na região.

“Nenhum obstáculo impedirá de levar saúde à essas pessoas que moram distante, têm dificuldades de deslocamento e precisam de atenção, tanto quanto quem reside na área urbana do município. A missão é cansativa, porém gratificantes demais”, afirmou a enfermeira Marquelhe Balieiro, responsável pela equipe que imunizou 180 pessoas durante a missão.

O cronograma de vacinação contra a Covid-19 nessas regiões continuará à medidas que o município receba mais doses da vacina.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 29 de março de 2021