Dia Nacional de Combate ao Fumo: Secretaria de Saúde realiza blitz educativa em Santana

29 de agosto de 2022

Nesta segunda-feira, 29, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma blitz educativa na Rua Ubaldo Figueira, próximo ao Supermercado Fortaleza, em Santana. Além da abordagem informativa, também houve a entrega de panfletos para reforçar os ensinamentos falados pela equipe.
A enfermeira e coordenadora do programa de combate ao tabagismo, Diana Santos, fala sobre os riscos em decorrência do uso do cigarro: “Além das doenças cardiovasculares e respiratórias, o consumo do cigarro causa câncer, lembrando que o risco não é somente para os fumantes ativos, as pessoas que não fumam também estão passivos de adquirir as doenças”, disse.
A Psicóloga Silva Melo, ressalta que o fumante cria um vínculo tão estreito com o cigarro, se tornando um companheiro para os melhores e piores momentos: “O trabalho para a superação do tabagismo está justamente em fazer com que a pessoa entenda que essa força não vem do cigarro, mas sim dela mesma, rompendo com os condicionamentos adquiridos. É daí que vem a importância do acompanhamento psicológico, através de sessões individuais ou em grupo”.
Se você conhece alguém que enfrenta um problema com drogas ou que está em busca de ajuda, se dirija ao Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas – CAPS AD, localizado na Travessa L2, Nº 65, Bairro Provedor 1.
Ívina Oliveira
Assessora de comunicação