Dia D: vacinação contra a poliomielite e multivacinação

23 de agosto de 2022

Foto: Ívina Oliveira/Acervo PMS.

Aconteceu, neste sábado, 20 de agosto, no horário das 08h às 17h, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (mais conhecida como paralisia infantil) e multivacinação. A imunização aconteceu em três Unidades Básicas de Saúde: Iacy Alcântara, Igarapé da Fortaleza e Antônio Serieiro e uma Policlínica: Maria Tadeu Aguiar. Além das UBS, havia dois pontos volantes, na loja Jumbinha e na rotatória do Aquaville, para expandir a abrangência nos bairros distantes das unidades de saúde.

O público que faz parte da cobertura vacinal contra a pólio são crianças menores de cinco anos. A cobertura tem como objetivo evitar a paralisia infantil e a única forma de evitar a doença é através da vacina. Já a multivacinação teve como propósito atualizar a caderneta de vacinação, certificando que crianças e adolescentes que ainda não tinham tomado as vacinas completassem o esquema vacinal.

As vacinas garantem proteção de saúde tanto individual quanto coletiva. A secretária municipal de Saúde Ithiara Madureira destaca que as vacinas protegem tanto as pessoas que podem se vacinar como as que não podem: “Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, maior será a proteção de todos os santanenses”, enfatiza a secretária.

Foto: Ívina Oliveira/Acervo PMS.

A Laise Cordeiro, mãe do Benjamin Cordeiro, de 03 anos, falou que reconhece a importância da vacina e que assim que ficou sabendo do dia D, através das redes sociais, se organizou para levar seu filho para se proteger do polivírus. A Vanessa Lima não foi diferente, levou o Kalebe, de 04 anos, para atualizar a caderneta, e disse: “É necessário que os outros pais e mães também levem seus filhos para vacinar, principalmente em um momento como esse de pandemia.”

No município, 230 crianças, entre um e quatro anos de idade, foram vacinadas com a famosa “gotinha” contra a poliomielite. Já o quantitativo de pessoas que compareceram aos locais para realizar a atualização da caderneta vacinal foi de 547, divididas entre vacinas de rotina, covid e poliomielite.

Ívina Oliveira
Assessora de Comunicação