Beneficiários do ‘Santana Agro’ utilizam implementos cedidos pelo programa em suas comunidades para impulsionar renda

8 de abril de 2024

Agricultor Rivanelson Lemos.
Acervo Prefeitura de Santana.

Os implementos cedidos pela Prefeitura de Santana aos trabalhadores rurais do município continuam beneficiando diversas comunidades.

Na quinta-feira, dia 05, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Economia Solidária e Agricultura (SEMDES) esteve presente na localidade 5 Chagas para dialogar e observar o uso desses materiais, como barcos por exemplo. A iniciativa faz parte do “Santana Agro”.

“A embarcação vai ser muito útil de várias formas, pois não tínhamos algo assim antes. É um meio que vai nos ajudar em emergências no caso de doenças e, principalmente, no transporte de produtos para comercializarmos na cidade, facilitando o processo para o agricultor aqui da comunidade”, comentou Rivanelson Lemos, presidente da associação dos produtores de 5 Chagas.

O barco foi cedido pela prefeitura para a região através de um contrato de cessão de uso, o que torna essencial que a população cuide dos materiais, para que eles possam beneficiar todos os trabalhadores da localidade de forma concreta. Os barcos e implementos foram doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Na última terça-feira, dia 02, o repasse de kits foi feito na Ilha de Santana. Dona Maria Francisca, uma das feirantes beneficiadas, comenta como a iniciativa está sendo útil em seu cotidiano.

Acervo Prefeitura de Santana.

“Vai ajudar bastante aqui na feira, principalmente na organização e transporte das nossas frutas. Com 64 anos, nunca tinha visto uma ação como esta aqui na ilha. Estou muito feliz”, afirmou.

Lucas Mota

Assessor de Comunicação