Atendimentos do Programa Mais Visão seguem até quarta-feira (19) em Santana

17 de maio de 2021

Ter a oportunidade de realizar a cirurgia de catarata, voltar a enxergar melhor e com mais qualidade de vida, essa é a grande esperança da aposentada Maria de Nazaré Barbosa, 67 anos. Ela esteve entre as 150 primeiras pessoas que foram atendidas pela triagem do Programa Mais Visão do Governo do Estado, na manhã desta segunda-feira (17), no município de Santana.

“A visão embaçada dificulta as atividades mais simples no dia a dia da minha mãe. Agora tive a oportunidade de trazê-la e vamos aguardar a próxima consulta marcada para o dia 27”, disse Juliana Santos, filha de dona Maria de Nazaré Barbosa.

Além de idosos acima de 60 anos, que são encaminhados diretamente, também podem procurar o serviço, pacientes a partir de 55 anos para avaliação e identificação de catarata e pessoas de qualquer idade para avaliação de problemas com pterígio (carne crescida). Após a avaliação médica, o paciente sairá com uma consulta agendada para o pré operatório e a realização de todos os exames adicionais para a cirurgia.

A ação itinerante, articulada entre a Prefeitura de Santana e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), prevê atender cerca de 1,5 mil pessoas no município. O atendimento ocorre na Unidade Superfácil de Santana, até o dia 19 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Para ter acesso ao serviço é necessário levar uma cópia do cartão do SUS e documentos de identificação (RG e CPF).

O programa é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos). A primeira etapa foi realizada em setembro de 2020, com recursos de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre e os atendimentos foram ampliados com recursos do Tesouro Estadual. Desde que iniciou, o programa já realizou mais de 17 mil cirurgias oftalmológicas.

Comunicação – Prefeitura Santana

Última modificação: 17 de maio de 2021