Agosto Lilás: Prefeitura realiza ação de saúde para vítimas de escalpelamento

28 de agosto de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

A Prefeitura de Santana, por meio das Secretarias de Políticas Públicas para Mulheres (SPPMS) e de Saúde (SEMSA), realizou no último sábado, 26, uma ação de saúde com diversos atendimentos voltados às vítimas de escalpelamento, no Centro de Reabilitação Mário Dias Tavares.

Essa ação faz parte da campanha “Agosto Lilás” e tem como objetivo proporcionar ao público-alvo um momento de cuidado com a saúde física, mental e emocional, promovendo, ao mesmo tempo, o fortalecimento da autoestima e da autonomia social.

O prefeito Sebastião Bala Rocha enfatizou a importância da campanha de conscientização para alcançar o objetivo do “escalpelamento zero”.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“Escalpelamento zero, essa é a luta dessas mulheres, dessas crianças que foram vítimas desse grave acidente e que ainda sofrem com essa tragédia que ocorre nos rios”, afirmou o prefeito.

Foram oferecidos serviços como testes rápidos, exames laboratoriais, atualização da caderneta vacinal, além de atendimentos com profissionais de diferentes especialidades, incluindo psicólogos, fisioterapeutas, cardiologistas e nutricionistas.

A Secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Santana, Léa Soryana, destacou que o trabalho atingiu o objetivo de ofertar bons atendimentos às vítimas e seus familiares.

“Foram realizados vários atendimentos com uma equipe de profissionais muito competentes para as vítimas do escalpelamento e seus familiares. E nós só temos a agradecer ao olhar sensível do prefeito Bala Rocha para essa causa e ao apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Podemos afirmar que a ação cumpriu o objetivo de oferecer um serviço de qualidade”, explicou a Secretária Léa Soryana.

Os pacientes também puderam agendar consultas para as próximas semanas com gastroenterologistas, oftalmologistas, neurologistas, ortopedistas e ginecologistas.

Ruth Nascimento, vítima desse acidente, esteve presente na ação e afirmou que os serviços de prevenção são tão necessários quanto os de superação.

“É um trabalho importante para alertar as pessoas sobre a prevenção, mas também sobre como podemos superar. Gostaríamos que essa causa fosse mais visível, porque eu superei, mas muitos não conseguem, ficam isolados e não sabem como desenvolver uma vida social”, disse Ruth Nascimento.

O escalpelamento é o arrancamento brusco do couro cabeludo e costuma ocorrer em embarcações de pequeno porte. Segundo informações da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), 93% das vítimas são mulheres, 65% são crianças e 30% são adultos.

A atuação do município no combate ao escalpelamento está prevista na Lei n° 1400/2022 e ocorre de forma integrada nas áreas da saúde, educação e assistência social.

Luana Silveira
Assessora de Comunicação da Prefeitura de Santana